[weglot_switcher]

Dados dos Censos 2021 “nunca foram enviados para os Estados Unidos”, garante INE

Em declarações ao jornal “Público”, divulgadas este sábado, o presidente do INE assegura que a Cloudflare, empresa norte-americana contratada para os Censos 2021, não teve acesso à informação dos inquéritos e, perante as dúvidas, os seus serviços já foram suspensos.
  • Cristina Bernardo
1 Maio 2021, 11h42

O presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), Francisco Lima, garante que os dados dos Censos 2021 “nunca foram enviados para os Estados Unidos”. Em declarações ao jornal “Público”, divulgadas este sábado, assegura que a Cloudflare, empresa norte-americana contratada para os Censos 2021, não teve acesso à informação dos inquéritos e, perante as dúvidas, os seus serviços já foram suspensos.

As declarações surgem depois de a Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) ter exigido ao INE, na terça-feira, a suspensão de qualquer transferência de dados pessoais recolhidos pelos Censos 2021 para os Estados Unidos, por via da Cloudflare, que foi contratada para garantir a segurança do processo. Perante as dúvidas levantadas, o INE decidiu suspender “totalmente” a subscrição dos serviços da Cloudflare.

Mas, ao jornal “Público”, Francisco Lima assegura que “os dados nunca foram enviados para os EUA e estão todos nos servidores do INE, em Portugal”. Quanto à suspensão dos serviços da tecnológica norte-americana, explica que foi “a forma mais rápida” de dar resposta às preocupações jurídicas da CNPD e “evitar dúvidas”. “Não queríamos que ficasse qualquer ideia, junto da população, de que havia dados nos EUA”, explica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.