Uma apresentação com a duração de uma hora, cores vivas e tecnologia vivaz são adjetivos que podem descrever a apresentação de Tim Cook e da sua equipa relativamente aos novos produtos da empresa da maçã. A Apple apresentou esta terça-feira, no tradicional 04/20 [20 de abril], as novas apostas que irão marcar o ano e já arranca suspiros aos seguidores mais atentos.
O CEO da Apple, Tim Cook, apresentou as primeiras inovações, abordando primeiramente a expansão do Apple Card à família. Anteriormente, esta conta do cartão Apple, à semelhança de tantas outras, só poderia ser utilizada por um só titular, mas a empresa de Cupertino decidiu lançar o múltiplo utilizador, que permite que duas pessoas utilizem a conta simultaneamente.
No Apple Card Family será possível unir duas contas separadas já a partir de maio nos Estados Unidos, ainda não sendo conhecido quando chega ao resto do mundo. Este Apple Card Family pode ser partilhado com um total de cinco pessoas através do Wallet, sendo disponibilizada uma opção para definição de limites e controlo de gastos individuais, uma vez que Tim Cook está a permitir a incorporação de jovens com mais de 13 anos.
Entre uma das inovações mais aplaudidas está o AirTag, que ajuda o consumidor a ser com exatidão onde estão os seus pertences. Integrado com o sistema ‘Find My’, que ajuda os utilizadores a encontrarem os seus iPhones, este novo dispositivo serve para encontrar objetos silenciosos como chaves, mochilas e malas de viagens.
O AirTag dispõe do sistema ‘Find My’ com a maior precisão atualmente disponível no mercado, com a aplicação a indicar a quantos metros ou centímetros está o objeto em questão, e para que direção o consumidor se deve dirigir. A bateria do rastreador tem a duração de um ano, e um custo de 29 dólares enquanto um conjunto de quatro AirTags custa 99 dólares, estando disponível a partir do dia 30 de abril.
Tim Cook apresentou ainda a nova cor do iPhone 12 e 12 mini: púrpura. Estes modelos de iPhone no tom de roxo estarão disponíveis para venda no próximo dia 30 de abril.
https://twitter.com/RahulP2021/status/1384566048121409537
No contexto da Apple TV, a empresa de Cupertino anunciou o Apple TV+ em 4k, com o A12 Bionic, que irá conferir cores mais naturais à tela. Também o comando foi alterando, inserindo alumínio 100% reciclado que oferece um contraste e permite facilitar a alteração de canal. A Apple TV 4k estará disponível em 32GB ou em 64GB, com preços fixado em 179 dólares e 199 dólares, respetivamente.
Possivelmente a novidade mais aplaudida foi a introdução do chip M1 nos iMac’s e iPad’s. Até à data, este chip considerado de alta tecnologia apenas podia ser encontrada no MacBook Pro, Mac mini e MacBook Air.
O novo iPad Pro é “o mais rápido dispositivo do seu segmento – nem chega perto”, apontou o responsável desta área na apresentação. O ecossistema do novo iPad Pro é também de elevada performance, com um CPU 50% mais rápido que o mais recente e 75 vezes mais rápido que o do primeiro iPad. O chip faz com que este novo modelo seja 1.500 vezes mais rápido que a primeira geração destes dispositivos, lançado há mais de uma década.
Este dispositivo conta ainda com um máximo de 2 terabytes de armazenamento, permitindo salvaguardar mais de 220 horas de gravações em 4k e mais de quatro mil fotografias no formato RAW. O novo iPad Pro vem ainda equipado com conectividade 5G.
A câmara frontal do iPad tem um sensor de 12 megapixéis e um ângulo de visão de 120 graus, o que lhe permite realizar a nova característica ‘Center Stage’, onde a câmara reconhece o utilizador e o mantêm sempre no centro da imagem, seguindo e realizando zoom quando necessário.
Este novo iPad Pro está disponível em 11 e 12,9 polegadas, estando à venda a partir do próximo dia 30 de abril a 799 dólares e 1.099 dólares, respetivamente. Para estes dispositivos a empresa disponibiliza ainda o Apple Pencil e o Magic Keyboard.
As someone who doesn’t have an iPad I’m now like oh maybe I need an iPad? ? #AppleEvent pic.twitter.com/gfydyEpDSg
— Jenna Ezarik (@jennaezarik) April 20, 2021
Também o burburinho se fez sentir nas redes sociais durante a apresentação da nova geração do iMac, que também disponibiliza o chip M1. “O novo iMac é construído com base no M1”, explicou Colleen Novielli, responsável de marketing do iMac, notando que este está “mais pessoal, mais poderoso e mais colorido”, sendo disponibilizado em sete cores distintas.
“O M1 permite que vários chips estejam integrados num só. O design é muito mais compacto”, apontou Novielli, acrescentando que a tela é muito diferente do que a geração anterior, dado os 11,5 milímetros de espessura, 24 polegadas de ecrã e 11,3 milhões de pixéis disponibilizados na imagem.
Com o teletrabalho ainda em foco, a Apple decidiu aumentar a qualidade da câmara do novo iMac para 1080p. Também os microfones estão adaptados para reduzir o baralho de fundo e se concentrar na voz do utilizador, de forma a que as reuniões não sejam interrompidas. O som também foi alterado, com o iMac a ser composto por um sistema de seis colunas e Dolby Atmos.
O iMac e o iPhone podem ainda tornar-se um só com o novo modelo de conectividade Universal Clipboard. O sistema permite iniciar um e-mail ou tarefa no iPhone e terminá-la no iMac, mostrando ainda chamadas e mensagens recebidas, evitando que o utilizador esteja focado em dois dispositivos distintos.
O novo teclado permite ainda a personalização do utilizador, tendo agora integrado a impressão digital. “O toque do dedo permite mudar de utilizador com a maior rapidez”, destacou a responsável. O iMac dispõe de quatro portas UBS, sendo duas delas de carregamento rápido, e o adaptar é magnético.
Este modelo será colocado à venda no próximo dia 30 de abril, em quatro cores a 1.299 dólares e sete cores a 1.499 dólares.
It feels like home. #AppleEvent pic.twitter.com/kk9U6wRx2J
— Michael Steeber (@MichaelSteeber) April 20, 2021
Na apresentação Spring Loaded, a Apple lançou ainda um novo serviço de podcast através de subscrição, o que permite que os utilizadores tenham acesso a conteúdos exclusivos, sem anúncios e acesso antecipado a conteúdos. “Portanto, agora podem ajudar os vossos podcasters favoritos a construir os seus negócios e alimentar a criatividade”, apontou Tim Cook.
Ainda sem preço ou data de lançamento específica, Tim Cook afirmou que este modelo de subscrição irá lançado em 170 regiões e países durante o próximo mês.
Say hello to the all-new iMac!
— Tim Cook (@tim_cook) April 20, 2021
???❤️???https://t.co/oFiqPx7Y0S
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com