[weglot_switcher]

David Pedrosa na calha para suceder a Antonaldo Neves à frente da TAP

Filho do acionista privado da TAP é um dos nomes apontados para a liderança da companhia aérea, como “solução transitória”.
10 Julho 2020, 11h06

David Pedrosa, filho do presidente da Barraqueiro e acionista privado da TAP, é um dos nomes apontado para suceder Antonoaldo Neves na liderança da TAP. O gestor é membro da comissão executiva da TAP que poderá vir a substituir transitoriamente o atual CEO da transportadora, onde o Estado vai aumentar a sua posição para 72,5%, com a aquisição da participação (de 22,5%) até agora detida por David Neeleman, e o empresário Humberto Pedrosa passará a deter 22,5%. O ministro das Infraestruturas já tinha sinalizado “uma solução transitória” até à seleção de uma equipa de gestão qualificada que deverá ficar fechada entre esta sexta-feira, 10 de julho, e o início da próxima semana.

David Pedrosa é o nome “preferencial” dos administradores da TAP nomeados pelo Estado e está numa short-list, onde consta, pelo menos, mais um nome externo à empresa para a substituição imediata do presidente brasileiro, revelou ao Jornal Económico fonte próxima ao processo. Segundo a mesma fonte, a saída do atual CEO só ocorrerá depois de assinado o acordo de saída de Neeleman que deverá acontecer nos próximos dias depois de concluídos todos os formalismos jurídicos e que evitou a nacionalização da TAP depois de o empresário norte-americano e os acionistas da companhia brasileira Azul terem aceite abdicar do direito de converter as obrigações da TAP, no valor de 90 milhões de euros, em ações. Um obstáculo ao auxílio estatal de 1,2 mil milhões de euros que acabou por ser ultrapassado com David Neeleman a vender a sua posição por 55 milhões de euros, garantindo ao Estado o controlo da TAP com 72,5% do capital.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.