[weglot_switcher]

‘Day-trading’ em queda na Euronext Lisbon

O valor total negociado diminuiu cerca de 39% no terceiro trimestre. Quase 90% da negociação em day-trading foi efetuado por investidores não institucionais.
15 Novembro 2016, 15h54

O valor total negociado em day-trading na Euronext Lisbon diminuiu 39,3% no terceiro trimestre de 2016 face aos três meses anteriores. Em termos médios, o valor dos negócios por intermediário financeiro (IF) recuou 27,5%. O peso no valor transacionado em day-trading no segmento acionista representou 3,0%, uma descida de 1,0 ponto percentual (p.p.). informou hoje a CMVM.

No mesmo período, 87,6% do valor da negociação em day-trading foi efetuado por investidores não institucionais e 12,4% por institucionais (excluindo carteira própria dos IF’s).

Os investidores residentes efetuaram no trimestre 86,9% do valor de day-trading e os não residentes apenas 13,1% (excluindo carteira própria dos IF’s). Entre os investidores residentes, os principais valores de day-trading foram provenientes de clientes não institucionais (84,1%).

As ordens transmitidas pela internet corresponderam a 80,9% do total, por outros meios eletrónicos a 3,2% e por outros canais a 15,9%.

Os negócios de day-trading continuaram a ser efetuados maioritariamente para a carteira dos clientes dos IF’s, representando 96,0% do valor total negociado.

Os três intermediários financeiros com maior quota de mercado foram responsáveis por 61,3% do valor de day-trading entre julho e setembro, percentagem superior à registada no trimestre anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.