Os empresários mais ricos do mundo estão espalhados por cinco continentes: América, África, Ásia, Europa e Oceânia. Contudo, o país que lidera com o maior número de bilionários é os Estados Unidos, que contam com 902 e uma fortuna aglomerada de 5,9 biliões de euros.
O top3 de nacionalidades é seguido pela China, com 450 empresários, e uma fortuna combinada de 1,5 biliões de euros, e fecha com a Índia, com 205, com um valor de 819,8 mil milhões de euros.
O primeiro norte-americano da lista, apesar de ter nascido na África do Sul, é também o empresário mais mediático e controverso do mundo: Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo com uma fortuna de 297,9 mil milhões de euros.
No segundo lugar do ranking, Mark Zuckerberg, também entra na lista dos norte-americanos com uma conta bancária muito avultada e um património invejável: 188,2 mil milhões de euros.
Já o último norte-americano na lista é Stanley Tang, fundador da DoorDash, surge com uma fortuna de 871,1 milhões de euros.
Já o primeiro chinês da lista está em 23.º lugar, e foi o responsável por fundar o grupo ByteDance. Zhang Yiming tem uma fortuna de 57,1 mil milhões de euros. Segue-se Zhong Shanshan, em 26.º lugar, com um património de 50,3 mil milhões de euros.
Zuo Zongshen é o último chinês do ranking, que fez a sua fortuna de 871,1 milhões de euros no setor da indústria.
Mukesh Ambani, o maior acionista da Reliance Industries Limited, é o primeiro indiano da lista, em 19.º lugar, com uma avaliação de 80,6 mil milhões de euros. Segue-se Gautam Adani, do Adani Group, com uma fortuna de 49,1 mil milhões de euros.
Rajesh Sharma é o último desta nacionalidade do ranking, com uma avaliação de 871,1 milhões de euros.
A Europa está fortemente representada no ranking, com 34 países, que juntos têm 803 bilionários. A Alemanha é quem contribuiu mais para a lista, com 171, seguida da Rússia, com 140 e Itália, com 74 empresários.
O primeiro alemão da lista é Dieter Schwarz, CEO do grupo de supermercados do Lidl, com uma fortuna de 35,8 mil milhões de euros. Vagit Alekperov é o primeiro russo a aparecer na lista, com 25,1 mil milhões de euros. Já o italiano Giovanni Ferrero, do grupo de chocolates Ferrero, é o mais rico empresário do seu país, com uma fortuna de 33,3 mil milhões de euros.
Portugal também está representado na lista, com a empresária Fernanda Amorim, cuja fortuna vale 5,4 mil milhões de euros.
A Ásia conta com um total de 981 bilionários, o continente americano com 1069, o africano com 23 e a Oceânia com 52.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com