[weglot_switcher]

De palavra esquecida a assunto do momento. Saiba o que é a inflação

A DECO quer ajudar os consumidores a compreender o que estamos a atravessar e como definir uma estratégia de combate e prevenção para posteriores choques inflacionistas.
15 Agosto 2022, 06h45

A inflação encontra-se em níveis nunca atingidos nas últimas décadas e os consumidores questionam-se sobre por quanto tempo mais terão de suportar esta situação. O que podem fazer e como se devem preparar as famílias para próximos tempos e para possíveis aumentos da inflação?

 

A DECO quer ajudar os consumidores a compreender o que estamos a atravessar e como definir uma estratégia de combate e prevenção para posteriores choques inflacionistas.

 

 Comecemos por esclarecer: O QUE É A INFLAÇÃO?

Numa economia de mercado como a portuguesa existem variações diárias de preços dos bens e serviços. Mas para existir inflação deve ocorrer um aumento generalizado dos preços dos bens e serviços.

 

O indicador mais usado para medir a inflação é o IPC – Índice de Preços no Consumidor, que avalia a evolução dos preços de um conjunto de bens e serviços considerados representativos da estrutura de consumo da população residente em Portugal.

 

Não se trata de um indicador de nível de preços entre períodos diferentes, mas sim de síntese sobre a variação dos preços no consumidor ao longo do tempo.

 

A medida da inflação é a taxa de inflação, expressa em percentagem.

 

A INTERVENÇÃO DAS AUTORIDADES MONETÁRIAS

As autoridades monetárias competentes, como sejam os bancos centrais, têm o poder de tomar medidas para manter a inflação a níveis razoáveis.

 

Para promover o “arrefecimento” da economia e com ele a redução da inflação, os bancos centrais podem aumentar as taxas de juro.

 

Foi o que aconteceu nos Estados Unidos da América (EUA) e mais recentemente na União Europeia (UE), com o Banco Central Europeu a decidir reduzir a taxa de juro diretora em 50 pontos percentuais.

 

Mas aumentar as taxas de juro não melhorará a inflação da noite para o dia. De acordo com recentes previsões e no melhor dos cenários, os preços devem permanecer em alta até ao final do ano. Todos temos de nos preparar para o pior cenário.

 

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.