A Inteligência Artificial (IA) revolucionou vários aspetos das operações de negócios e processos de tomada de decisão. Muito se tem escrito sobre as vantagens do uso destes sistemas no apoio aos negócios. Porém, nem sempre essas explicações são fáceis de entender por empresários e gestores de organizações de menor dimensão e nem sempre se consegue facilmente entender qual a ajuda que um algoritmo destes pode proporcionar. Para suprir essa lacuna, aqui estão alguns usos reais da IA em diferentes domínios de negócios:

1. Atendimento ao cliente: muitas empresas, como a Apple, usam chatbots com inteligência artificial, como a Siri, para fornecer apoio imediato ao cliente e responder às dúvidas que estes possam ter. Esses assistentes virtuais utilizam processamento de linguagem natural e algoritmos de machine learning para entender e responder aos pedidos dos clientes com maiores níveis de eficácia. Estes assistentes virtuais tanto podem funcionar em modo de texto, como a Anna da Ikea, ou de voz, como a BIA do Banco Bradesco.

2. Vendas e Marketing: A Amazon emprega IA extensivamente no seu sistema de recomendações. Ao analisar o comportamento dos seus clientes e o seu histórico de compras, a Amazon sugere recomendações personalizadas de produtos que admite que os clientes vão apreciar dado o seu perfil e milhares de perfis semelhantes entretanto analisados. Consegue assim aumentar a probabilidade destes clientes poderem fazer compras adicionais e se manterem ligados à marca.

3. Cadeia de abastecimento e logística: a DHL, uma empresa global de logística, utiliza algoritmos de IA para otimizar as suas rotas de entrega. Ao considerar vários fatores, como o tráfego, as condições climáticas e o tamanho e peso da embalagem, o sistema da DHL, alimentado com tecnologia AI, determina as rotas de entrega mais eficientes, reduzindo os prazos de entrega e aumentando a eficiência de uma forma geral. Consegue também desta forma otimizar a rapidez da entrega e ir ao encontro das expectativas dos seus clientes em termos de prazos de entrega.

Idealmente poderá também, a prazo, definir uma pegada ambiental distinta consoante a rapidez da entrega e avaliar quanto mais essa rapidez pode custar em termos de emissões de carbono. O conhecimento desta informação também poderá vir a ser útil de forma que cada consumidor saiba o exato valor das compras que faz, quer do ponto de vista financeiro, quer do ponto de vista ambiental. A este respeito, o futuro dirá como é que esta informação poderá vir a ser usada pelos consumidores.

4. Deteção de fraude: o PayPal, uma das mais conhecidas plataformas de pagamento online, emprega algoritmos de IA para detetar atividades fraudulentas. Ao analisar padrões de comportamento do utilizador, dados de transações e outros fatores, como a localização do utilizador, o sistema de IA do PayPal pode identificar transações suspeitas e tomar as medidas apropriadas para evitar fraudes, designadamente desencadeando sistemas de alerta e ativando medidas de segurança adicionais.

5. Avaliação e subscrição de riscos: a Insurify, uma plataforma de comparação de seguros on-line, utiliza IA para fornecer recomendações de seguros personalizadas. Ao analisar as informações do cliente e compará-las com as apólices de seguro de vários operadores no mercado, o sistema de IA da Insurify ajuda os utilizadores a encontrar os planos de seguro mais adequados com base em suas necessidades individuais.

6. Recursos humanos: o Watson Recruitment AI da IBM auxilia na seleção de candidatos e nos processos de triagem de candidaturas. Ao analisar currículos, cartas de apresentação e outros documentos relevantes, o Watson Recruitment AI identifica candidatos qualificados com base nos requisitos do cargo, economizando tempo e simplificando o processo de contratação. O uso de IA em processo de recrutamento ainda tem muito para avançar, mas para cargos simples, pode funcionar como um bom auxiliar.

7. Análise de dados: a plataforma Einstein Analytics da Salesforce aproveita a IA para fornecer às empresas informações valiosas sobre os seus dados. Usando algoritmos de machine learning, o sistema ajuda as empresas a descobrir padrões difíceis de encontrar, pelo menos com os mecanismos habituais, e a tomar decisões baseadas em dados, otimizando assim as estratégias de vendas e marketing das empresas.

8. Manutenção preditiva: a General Electric (GE) utiliza IA nos motores de aeronaves para permitir a manutenção preditiva. Ou seja, sensores embutidos nos motores coletam dados, que são analisados por algoritmos de IA. Estes algoritmos monitorizam parâmetros como temperatura, pressão e vibração dos equipamentos, o que lhes permite prever possíveis problemas e agendar atividades de manutenção para evitar, por exemplo, paragens não planeadas.

Estes exemplos ilustram como a IA está a ser aplicada em diferentes domínios de negócios para impulsionar a inovação, melhorar a eficiência e aperfeiçoar a experiência do cliente. Do atendimento ao cliente à otimização da cadeia de valor, a IA está a transformar a vida de vários empresas de diferentes setores de atividade. De que forma pode a IA melhorar o seu negócio?