[weglot_switcher]

De Taylor Swift a Elon Musk: candidatos à presidência dos EUA recolhem apoio famoso

Músicos, desportistas, atores e multimilionários. Apoio a Kamala Harris e Donald Trump estende-se por vários lados, com apenas um dos candidatos à presidência a ser escolhido.
5 Novembro 2024, 18h00

Há muitos anos que as celebridades tentam encontrar um ponto de apoio nos candidatos presidenciais, seja pelo que estes defendem ou pelas vantagens que lhes trazem.

Mas há também artistas que se dividem entre doações e outros em que apenas mostram um apoio público, através de uma pequena declaração ou uma pequena publicação nas redes sociais.

No dia em que os norte-americanos escolhem o seu presidente para os próximos quatro anos – entre outras escolhas importantes, a divisão entre apoiantes democratas e republicanos é bastante visível.

Apoiantes de Kamala Harris

São grandes os nomes de Hollywood que já mostraram apoio público à candidata democrata. Depois de ter atuado na tomada de posse de Joe Biden, Lady Gaga visitou Kamala no comício na Pensilvânia.

Também a artista Rihanna mostrou apoio público a Harris na passada segunda-feira, com a sua mensagem a fazer-se passar pela defesa do corpo e decisões da mulher.

Will.i.am, integrante dos Black Eyed Peas, faz a música “Yes She Can” para provar que está ao lado da candidata democrata, encorajando os seus fãs a votar em Harris. Outro apoio veio de John Oliver, com o comediante e apresentador de “Last Week Tonight” a pedir apoio a Kamala Harris.

“Por amos de Deus, não o façam outra vez”. Esta foi a mensagem passada por Harrison Ford no vídeo da campanha de Harris, apelando a novas tendências governativas e a uma alternativa a Trump.

Monica Lewinsky, ativista e antiga estagiária na Casa Branca, a par com Jennifer Lopez, apoiaram publicamente a candidata. Também LeBron James, jogador dos Lakers, diz que a “escolha é simples” e que recai sobre Kamala Harris, tendo aproveitado para criticar o oponente presidencial.

Vários membros dos filmes da Marvel, nomeadamente o elenco de “Os Vingadores” – Scarlett Johansson, Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Don Cheadle, Danai Gurira e Paul Bettany – fizeram um vídeo que apoio à candidata.

Já Madonna partilhou nas redes sociais que estava de regresso ao país para votar em Kamala Harris.

A estrela de Hollywood e antigo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, manifestou o seu apoio público a Kamala Harris através das redes sociais.

Uma das primeiras a manifestar o seu apoio foi Taylor Swift, que escolheu a candidata após o primeiro debate televisivo. À estrela da música pop juntaram-se Gracie Abrams, Mumford & Sons, Bad Bunny, Ricky Martin, Eminem, Stevie Nicks, Cher, Lizzo, Marc Anthony, John Legend, Billie Eilish, Cardi B, entre outras.

Mas nem só de músicos é composta a lista de apoiantes de Kamala Harris: Will Ferrell, Octavia Spencer, Julia Roberts, Leonardo DiCaprio, Sarah Jessica Parker, Whoopi Goldberg, George Clooney, Jamie Lee Curtis, Jane Fonda e Matt Damon são alguns dos seus apoiantes de Hollywood.

Do lado político, Kamala Harris sabe que pode contar com o apoio do casal Obama e Clinton, e também de Jimmy Carter.

Apoiantes de Donald Trump

Joe Rogan foi das últimas celebridades a vincar o seu apoio público ao candidato republicano, mas o lado escolhido já era esperado. O apresentador do podcast mais ouvido dos Estados Unidos apoiou Donald Trump através de um tweet em que Elon Musk defendia as razões para apoiar o ex-presidente.

O multimilionário Elon Musk é um dos grandes apoiantes do empresário, tendo doado perto de 75 milhões de dólares para a campanha America Pac, associada a Trump.

O youtuber e pugilista Jake Paul partilhou um vídeo de 18 minutos em que manifestou o seu apoio a Trump e onde apelou ao voto no candidato republicano.

O astronauta Buzz Aldrin apoiou Donald Trump na corrida à Casa Branca, partilhando que este é o candidato que apoia a exploração espacial.

Dana White, presidente da UFC, é forte apoiante de Donald Trump, a par dos atores Mel Gibson, Dennis Quaid, Jon Voight e Zachary Levi. Do lado musical, o apoio é outro: Kid Rock, Amber Rose, Chris Aldean e Azealia Banks.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.