[weglot_switcher]

Dealflow.eu e a Ventures.eu anunciam primeiro fecho do fundo de capital de risco Ventures.eu Fund I,

Com o apoio de investidores do programa de vistos gold dos Estados Unidos, que procuram um fundo diferenciado com acesso às startups deep tech mais inovadoras da Europa e às maiores empresas europeias, o Ventures.eu Fund I pretende posicionar-se como uma ponte para o mercado norte-americano, aproveitando a rede de contactos e o know-how dos seus investidores.
startups
17 Julho 2025, 00h02

A Dealflow.eu e a Ventures.eu anunciaram esta quarta-feira o primeiro fecho do Ventures.eu Fund I, um fundo de capital de risco focado em startups portuguesas e europeias em early stage.

O fundo tem uma ambição clara, a de angariar 30 milhões de euros de capital sob gestão, e posiciona-se como “a melhor porta de entrada para o ecossistema europeu de inovação, combinando o investimento em talento com alto potencial com a atratividade do programa português de vistos gold”.

Com o apoio de investidores do programa de vistos gold dos Estados Unidos, que procuram um fundo diferenciado com acesso às startups deep tech mais inovadoras da Europa e às maiores empresas europeias, o Ventures.eu Fund I pretende posicionar-se como uma ponte para o mercado norte-americano, aproveitando a rede de contactos e o know-how dos seus investidores.

A Ventures.eu é uma sociedade gestora de fundos registada e autorizada pela CMVM, que está a lançar o seu primeiro fundo, o Ventures.eu Fund I, com o objetivo de colmatar a lacuna de investimento entre a União Europeia e os Estados Unidos em startups deep tech em early stage.

Já a  Dealflow.eu liga as principais startups financiadas pela União Europeia a investidores e empresas através da plataforma Discover.Dealflow.eu

Criada com o objetivo de apoiar empresas com uma forte componente tecnológica e impacto transformador, a Ventures.eu destina 60% do seu capital ao mercado português e os restantes 40% a projetos de excelência em toda a União Europeia (UE).

O fundo tem como foco equipas fundadoras com ambição global e soluções capazes de responder a desafios concretos da sociedade europeia, desde a sustentabilidade à transformação digital, promovendo ativamente a inovação apoiada por instrumentos de financiamento da UE.

“Lançar um fundo pela primeira vez é sempre um desafio, especialmente encontrando-nos num contexto marcado por instabilidade geopolítica e mudanças no enquadramento regulatório europeu”, diz Fernando Ferreira, Managing Partner da Ventures.eu.

“Contudo, acreditamos profundamente na resiliência do talento europeu e na capacidade das startups portuguesas para liderarem a próxima geração de inovação tecnológica. Este primeiro passo confirma que há investidores que partilham essa visão”, acrescenta.

A Dealflow.eu tem uma “vasta experiência no apoio a projetos de elevado potencial financiados pela União Europeia, tendo-se afirmado como um dos principais facilitadores entre a inovação emergente, as empresas e o capital privado mais qualificado da Europa”.

Já  a Ventures.eu reforça esta missão ao “combinar uma abordagem estratégica na identificação de oportunidades com um compromisso ativo com o crescimento sustentável do ecossistema empreendedor europeu”.

O fundo, que realiza agora o primeiro fecho, “revela-se particularmente atrativo para investidores internacionais que procuram benefícios de residência através dos vistos gold”, segundo o comunicado.

“ Vejo o Ventures.eu Fund I como uma ponte única entre o dinâmico ecossistema de startups europeu e os mercados globais. Estou entusiasmado não só por investir, mas também por contribuir ativamente para o fundo e para as suas empresas participadas, especialmente aquelas que ambicionam escalar para os Estados Unidos,” defende Mark Miller, primeiro investidor no Ventures.eu Fund I e antigo Managing Partner da Accenture.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.