A plataforma de transporte privado (TVDE) Free Now encerra esta segunda-feira, 3 de abril, toda a operação no mercado nacional. No início de março, a empresa assumiu o encerramento da operação em território nacional “para melhorar a eficiência e a estrutura do custo”.
Entre 3 de março e 3 de abril, a empresa cessou as colaborações que tinha em vigor, indemnizando os funcionários que tinha a tratar das operações. Aos clientes, a empresa admitiu que esta foi “uma decisão difícil de tomar”.
Relativamente aos trabalhadores, a empresa admitiu, na altura, que todos os funcionários que trabalhavam em Portugal seriam afetados. “Iremos conversar individualmente para delinear como serão afetados e será oferecida uma indemnização a cada pessoa que esteja de saúde”, explicou a empresa à Lusa, adiantando que a indemnização tinha como base a localização geográfica e a permanência.
Na altura da comunicação de fecho da operação em Portugal, a empresa de transporte assegurou à Lusa que a decisão tinha como objetivo “colocar a Free Now numa posição de sucesso a longo prazo” e para isso procuravam “aumentar o foco na rentabilidade e melhorar a eficácia dos custos”.
A Free Now ficou disponível para os portugueses em julho de 2019, depois de surgir de uma fusão entre a Kapten (previamente Chauffeur Privé) e a MyTaxi. Apesar de se ter lançado nas principais cidades portuguesas para competir com a Uber e a Bolt, em novembro de 2020 decidiu expandir-se a todas as cidades nacionais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com