[weglot_switcher]

Deco alerta para a segurança na utilização de drones

O incumprimento das regras é punido por lei, sendo uma contraordenação grave ou muito grave, estando o proprietário do drone efetivamente sujeito a uma coima entre mil a 7500 euros, consoante as circunstâncias da situação.
26 Março 2020, 16h36

O desrespeito das regras implícitas ao uso de drones poderá constituir numa contraordenação grave ou muito grave que conduzirá a coimas entre mil e 7500 euros.

A utilização de drones está limitada por lei, sendo necessário o registo dos dados do mesmo na ANAC – Autoridade Nacional da Aviação Civil e os equipamentos que pesam 900 gramas têm de ter um seguro de responsabilidade civil.

O regulamento indica que os drones só podem ser manobrados durante o dia, numa altura máxima de 120 metros e sempre à vista do utilizador.

Há que garantir, nessa altura máxima, uma distância mínima de 30 metros para os aviões tripulados que estão fora das fases de descolagem e aterragem.

Existem zonas proibidas, por exemplo junto dos aeroportos e em corredores de aproximação às pistas, que apenas poderão ser ultrapassadas se existir uma autorização formal do diretor do aeródromo.

Verifique quais são as áreas proibidas, antes de usar o seu drone.

O regulamento proíbe voos ao ar livre de drones que sobrevoem mais de 12 pessoas ou em zonas de sinistro em que estejam a decorrer operações de socorro.

Ainda nas proximidades da zona do aeroporto os drones não poderão ultrapassar o obstáculo mais alto, num raio de 75 metros.

O incumprimento das regras é punido por lei, sendo uma contraordenação grave ou muito grave, estando o proprietário do drone efetivamente sujeito a uma coima entre mil a 7500 euros, consoante as circunstâncias da situação.

Informe-se aqui sobre algumas funcionalidades interessantes e dicas para pilotar o seu drone.

Procure-nos em: Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/drones/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”842″ slug=”drones” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/drones/thumbnail?version=1548668699337&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.