[weglot_switcher]

DECO alerta para dificuldades da população sénior

O grande desafio é o de promover uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento ativo e saudável desta população, o que passa pela proteção e pelo reforço dos seus direitos enquanto consumidores.
2 Setembro 2019, 16h05

Portugal é um dos países da União Europeia com maior percentagem de séniores, sendo Lisboa a cidade mais idosa da Europa. Recordamos que os seniores são a população com mais de 65 anos.

Que dificuldades enfrentam actualmente estes consumidores?

Enfrentam, sobretudo, barreiras como a falta de informação e adequação às novidades do mercado e um isolamento provocado, na maior parte dos casos, pelo terminar da actividade profissional. Os consumidores 65+ encontram-se mais desprotegidos nomeadamente pela sua vulnerabilidade resultante da perda da capacidade económica ou pela diminuição de algumas capacidades para escolher. São cidadãos que precisam de uma ajuda mais atenta.

Como apoiar esta faixa da população?

O grande desafio é o de promover uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento ativo e saudável desta população, o que passa pela proteção e pelo reforço dos seus direitos enquanto consumidores.

Soluções: Uma melhor saúde e bem-estar:

Alimentação: a alimentação variada e adequada a esta idade é crucial. Porém, esta atitude depende, por um lado das ofertas do mercado e por outro da capacidade financeira dos consumidores seniores, sendo certo que muitos deles têm rendimentos baixos. A informação pode ser a solução! A mensagem de que, por exemplo, as fontes de proteína não são só a carne, ou o peixe (alimentos mais caros) e que existem alternativas mais acessíveis deve circular entre esta comunidade. Corpo são em mente sã!

São também sobejamente reconhecidas as suas dificuldades de mobilidade. Portanto, há mais uma aprendizagem a fazer: praticar exercício físico, que não significa atividade desportiva – pode ajudar ao funcionamento cognitivo do cérebro, a melhorar a memória e a capacidade de pensar … Ou seja, a manter a independência e a qualidade de vida dos séniores.

Finalmente, a toma correta de medicamentos, leitura da informação, a consulta do médico, evitando a automedicação e o consumo, sem autorização médica, de suplementos proteicos ou vitamínicos é outro comportamento que se deve incutir nesta população.

O sénior ainda é o grande apoio das famílias. Nesta altura em que retomamos as nossas rotinas escolares, são os avós o principal apoio dos filhos adultos e dos netos.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.