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Deco alerta para riscos das compras através de redes sociais

Estas “lojas”, na sua maioria, não se encontram registadas como empresas em Portugal, não possuem um endereço físico de contacto, e, por vezes, não se tratam de vendas de comerciantes, mas sim vendas entre particulares, o que torna mais difícil a resolução de um possível conflito. O endereço físico da loja, ou uma morada para contacto, é essencial para reclamar em caso de conflito.
25 Novembro 2020, 07h45

Sabia que os jovens consumidores portugueses, geração entre os 18 e os 34 anos, gostam de procurar os produtos online, mas depois compram-nos na loja física?

Apesar de preferirem fazer as compras em lojas físicas, os millennials portugueses, em comparação com os outros jovens europeus, são os que mais referem interagir com os retalhistas nas redes sociais. São adeptos dos vídeos de retalhistas no Facebook ou Instagram e até arriscam comprar nestas plataformas.

Mas comprar pelas redes sociais pode ser mesmo um risco. Estas “lojas”, na sua maioria, não se encontram registadas como empresas em Portugal, não possuem um endereço físico de contacto, e, por vezes, não se tratam de vendas de comerciantes, mas sim vendas entre particulares, o que torna mais difícil a resolução de um possível conflito. O endereço físico da loja, ou uma morada para contacto, é essencial para reclamar em caso de conflito.

Quanto às formas de pagamento, o pagamento à cobrança, por transferência bancária ou por MB, na receção do produto são as possibilidades mais seguras.

Assegure-se que recebe um comprovativo da encomenda, com os elementos essenciais – descrição do produto, preço, endereço do vendedor, prazo de entrega, sobretudo se for para oferecer no Natal.

Partilhar experiências e incutir novos comportamentos resulta melhor com os jovens. A reutilização e reciclagem de resíduos são prova disto. Abordar a noção de sustentabilidade e consumo justo tem sido mais eficaz com esta geração.

Por isso, se ainda não comprou os presentes para este natal, guarde o seu dinheiro. Invista num presente sustentável, original e económico!

Se vai optar pelo comércio on-line certifique-se que os seus direitos são cumpridos. Consulte aqui o site e-comprascomdireitos.pt.

Conheça o exemplo do projeto de educação do consumidor, DECOJOVEM, que promove o Desafio Natal Sem Resíduos.

A meta do desafio é sensibilizar os jovens consumidores para a redução e prevenção do uso de embalagens, através da reutilização das embalagens dos produtos, durante a época natalícia. Os mais novos têm colocado mãos à obra e provado que a partir de cartão, vidro, embalagens, plástico, se conseguem produzir enfeites e presentes de Natal.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

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