Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças, segundo os recentes resultados do sistema de vigilância nutricional infantil – COSI Portugal, apesar da tendência da diminuição destas prevalências no país nos últimos anos.
O COSI Portugal observou que 82,4% das crianças consumia até três vezes por semana batatas fritas de pacote, folhados e pipocas, 80% consumia biscoitos/bolachas, bolos e donuts e 71,3% consumia refrigerantes açucarados.
Estes alimentos ricos em gordura, açúcar e/ou sal têm sido, desde 2019, alvo de restrições à publicidade alimentar dirigida a crianças menores de 16 anos, pelo que estes dados reforçam a importância da monitorização dos resultados alcançados.
Muitas instituições, incluindo a Organização Mundial de Saúde, reconhecem a forte influência que a promoção de alimentos pouco saudáveis exerce sobre os comportamentos alimentares das crianças. Fenómeno agravado pelo tempo que as crianças e jovens gastam a ver televisão ou a utilizar computador, tablet ou telemóvel, o qual está associado a uma maior exposição às poderosas táticas de marketing alimentar utilizadas no mundo digital, segundo a COSI Portugal.
A DECO realça a importância de se adotar preceitos de combate à obesidade, através de ações de promoção da saúde e de prevenção da doença e aponta como prioritárias as seguintes medidas:
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