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Deco apela à promoção de estilo de vida saudável para combater a obesidade infantil

O COSI Portugal observou que 82,4% das crianças consumia até três vezes por semana batatas fritas de pacote, folhados e pipocas, 80% consumia biscoitos/bolachas, bolos e donuts e 71,3% consumia refrigerantes açucarados.
10 Novembro 2021, 07h45

Em Portugal, o excesso de peso e a obesidade continuam a afetar uma em cada três crianças, segundo os recentes resultados do sistema de vigilância nutricional infantil – COSI Portugal, apesar da tendência da diminuição destas prevalências no país nos últimos anos.

O COSI Portugal observou que 82,4% das crianças consumia até três vezes por semana batatas fritas de pacote, folhados e pipocas, 80% consumia biscoitos/bolachas, bolos e donuts e 71,3% consumia refrigerantes açucarados.

Estes alimentos ricos em gordura, açúcar e/ou sal têm sido, desde 2019, alvo de restrições à publicidade alimentar dirigida a crianças menores de 16 anos, pelo que estes dados reforçam a importância da monitorização dos resultados alcançados.

Muitas instituições, incluindo a Organização Mundial de Saúde, reconhecem a forte influência que a promoção de alimentos pouco saudáveis exerce sobre os comportamentos alimentares das crianças. Fenómeno agravado pelo tempo que as crianças e jovens gastam a ver televisão ou a utilizar computador, tablet ou telemóvel, o qual está associado a uma maior exposição às poderosas táticas de marketing alimentar utilizadas no mundo digital, segundo a COSI Portugal.

A DECO realça a importância de se adotar preceitos de combate à obesidade, através de ações de promoção da saúde e de prevenção da doença e aponta como prioritárias as seguintes medidas:

  • Monitorização do marketing a alimentos ricos em gordura saturada, sal e açúcares para crianças em ambiente digital e rápida intervenção das entidades responsáveis.
  • Criação de planos de apoio à educação e literacia alimentar, de forma a capacitar os cidadãos a fazer escolhas mais informadas. Neste aspeto, a DECO tem vindo, ao longo dos anos, a desenvolver ações informativas para os consumidores, demonstrando que é possível fazer escolhas mais saudáveis, do ponto de vista nutricional, mas também, mais económicas e sustentáveis, no âmbito dos programas DECOJoveDECOForma.
  • Desenvolvimento de estratégias regionais e locais para promover a alimentação saudável, apelando ao envolvimento das autarquias.
  • Prestação de cuidados na área da nutrição nos Cuidados de Saúde Primários e nas Unidades de Saúde Familiares, de forma a aumentar a capacidade de resposta e diferenciação na área da avaliação nutricional e do aconselhamento alimentar.

Informe-se connosco.

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