[weglot_switcher]

Deco defende que bancos devem conceder moratória para todos os créditos

“Nesta crise mundial, de gravidade extrema”, a Deco diz que “deve ser minimizado o peso das consequências para as famílias”.
20 Março 2020, 11h37

Vários consumidores estão a contactar a Deco para obter esclarecimentos sobre o que fazer a curto prazo com os pagamentos dos seus créditos.

Os tempos que vivemos  exigem medidas excecionais de apoio às  famílias afetadas pela pandemia do novo coronavírus. Algumas medidas já foram anunciadas, destacando-se a referentes a moratórias no pagamento das prestações de crédito. Na nossa opinião, esta medida deve ser alargada a todo o crédito e não respeitar apenas ao crédito à habitação.

As medidas agora divulgadas pelo Governo estão em linha com as adotadas  em  alguns países europeus. Porém, não são ainda conhecidos os critérios  de recurso  a estas moratórias, cabendo ao nosso Executivo definir quais as famílias  elegíveis para aceder a este sistema.

O ministro das Finanças afirmou que “as decisões das autoridades bancárias, na semana passada, permitem uma adequação das responsabilidades do sistema bancário à situação atual. Destaca-se o trabalho de constituir uma moratória de capital e juros, num trabalho que está a ser desenvolvido entre o Banco de Portugal (BdP) e o sistema bancário (a Associação Portuguesa de Bancos/APB) e que está a ser acompanhado pelo Governo”.

A Deco aguarda informação mais detalhada sobre estas decisões tão urgentes e essenciais para o futuro dos cidadãos. Nesta crise mundial, de gravidade extrema, defendemos que devem ser minimizado o peso  das consequências  para as famílias.

Juntos ultrapassaremos esta terrível adversidade. Conte connosco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.