[weglot_switcher]

DECO pede ao Governo que promova adoção de sistema de classificação nutricional

O Nutri-Score surgiu em 2017, na França, e é um sistema de classificação nutricional conhecido como rótulo nutricional de cinco cores. A DECO PROTESTE convida ainda os consumidores a assinarem uma carta aberta no site da organização.
13 Julho 2021, 11h27

A DECO PROTESTE sugeriu, esta terça-feira ao Governo que promovesse a adoção do Nutri-score, um sistema de classificação nutricional.

Em comunicado, a organização de defesa explicou que “enviou uma carta aberta ao Parlamento, juntamente com o dossiê Nutri-Score, onde explica ao Governo e aos partidos com assento na Assembleia da República, a razão pela qual se deve adotar o sistema de rotulagem Nutri-Score”.

O Nutri-Score surgiu em 2017, em França, e é um sistema de classificação nutricional também conhecido como rótulo nutricional de cinco cores. Assim, o logótipo retangular em frente das embalagens está dividido em cinco cores, à quais correspondem letras: verde – A, verde-claro – B, amarelo – C, laranja – D e vermelho – E. Os alimentos são classificados de acordo com o respetivo perfil nutricional. Os A e B podem ser consumidos mais regularmente, enquanto os que têm a classificação entre C e E devem ser consumidos com menor regularidade.

Segundo a DECO PROTESTE “alguns estudos demonstram que a generalidade dos consumidores não consegue compreender e interpretar os rótulos alimentares, nomeadamente a informação nutricional. É crucial adicionar aos rótulos,  uma simplificação dessa informação, mediante um sistema de cores, de interpretação mais fácil”.

Além da carta enviada ao Governo, DECO PROTESTE convida os consumidores a assinarem uma carta aberta, disponível no site da organização.

Dulce Ricardo, coordenadora da área alimentar da DECO PROTESTE considera que “a adoção do Nutri-Score é de extrema importância tendo em conta a dificuldade de interpretação do valor nutricional dos alimentos demonstrada pelos consumidores portugueses”.

A coordenadora da DECO PROTESTE destaca ainda que “esta é uma forma prática e intuitiva de explicar o impacto da alimentação para a saúde pública, promovendo assim a escolha mais informada e consciente no dia-a-dia.”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.