Défice orçamental português foi o segundo mais alto da União Europeia

Mesmo sem a operação de recapitalização da CGD, que fez o défice orçamental aumentar de 0,9% para 3% do PIB, Portugal ficaria incluído no terço dos países com pior registo.

O Eurostat confirmou esta segunda-feira que o défice orçamental de Portugal foi de 3% do PIB, no ano passado, o segundo mais elevado da União Europeia, devido à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), mas mesmo sem essa operação ficaria no terço com pior registo da União Europeia (UE).

Os dados divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE mostram que apenas a Espanha teve um défice superior ao de Portugal, registando um saldo negativo de 3,1% do produto interno bruto (PIB).

Onze países registaram excedentes orçamentais no ano passado.

Sem a operação e recapitalização da CGD, o défice orçamental português teria sido de 0,9% do PIB, o que representa o 19º melhor registo entre os países da UE.

O Eurostat regista que, na zona euro, o défice orçamental global recuou 0,6 pontos percentuais no ano passado, para 0,9%, e na UE baixou na mesma dimensão, para 1,0% do PIB.

Quanto à dívida, apesar da redução verificada em 2017, para 125,7% do PIB, Portugal mantém a terceira maior dívida pública da UE.

A dívida pública da zona euro recuou para os 86,7% do PIB, face aos 89,0% homólogos, e a da UE baixou para os 81,9% (contra 83,3%), sendo a terceira quebra homóloga consecutiva em ambas as zonas.

Ler mais
Relacionadas

DBRS critica “má gestão” da despesa na saúde em Portugal

A agência de notação financeira subiu o ‘rating’ de Portugal e afirmou esperar que o défice continue a descer. Ainda assim, apontou para a saúde como o maior risco para as contas públicas.

Moody’s: ‘Rating’ de Portugal só sobe quando tendências económicas e orçamentais forem sustentáveis

A agência de notação financeira explicou, ao Jornal Económico, porque é que não publicou qualquer relatório sobre a dívida portuguesa na sexta-feira. Lembra que os calendários das avaliações são apenas indicativos.
Recomendadas

Ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa não estão asseguradas na manhã e início da tarde deste sábado

Entre as 7h25 e as 14h55, no sentido entre o Barreiro e Lisboa, e entre as 7h55 e às 15h25, no sentido contrário, as ligações não estão asseguradas, estando os horários “sujeitos a confirmação”, diz Soflusa em comunicado.

Irão anuncia captura de petroleiro britânico

Esta situação acontece no mesmo dia em Gibraltar estendeu por trinta dias o período de retenção do petroleiro iraniano Grace 1, retido há quase duas semanas neste território por suspeitas transporte de crude para a Síria.

Azeredo Lopes sabia desde o início do “encobrimento”, diz despacho do MP sobre Tancos

Segundo o despacho do MP, os procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) sustentam que, em agosto de 2017, dois meses antes do “achamento”, Azeredo Lopes teve uma reunião no Ministério da Defesa com o ex-diretor da Polícia Judiciária Militar, Luís Vieira, na qual foi informado – e deu o aval – do plano para a recuperação do material.
Comentários