A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) mostra-se preocupada com as medidas designadas para o Alojamento Local por parte do Governo através do pacote ‘Mais Habitação’ e que no entender da associação podem mesmo levar à extinção de uma atividade que é das mais relevantes para a economia e para o destino de Portugal.
Em comunicado, a AHRESP defende que as propostas do Executivo poderão ter como consequências “o encerramento de milhares de estabelecimentos de alojamento local, maioritariamente detidos por micro e pequenas empresas, a perda de milhares de postos de trabalho e a degradação da vida de milhares de famílias que dependem em exclusivo dos rendimentos desta atividade”.
A associação considera que algumas das medidas apresentadas pelo Governo “carecem de justificação”, e acrescenta que o alojamento local “não é, e nunca foi, o responsável pela crise da habitação em Portugal”.
“Esta atividade já representa cerca de 40% da nossa oferta de alojamento turístico, assim como tem contribuído para a criação de riqueza, para as dinâmicas de negócio e para a regeneração urbana de muitas cidades”, indica o comunicado.
De resto, e após analisar o pacote ‘Mais Habitação’, a associação apresentou várias propostas, onde se destacam as seguintes:
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com