[weglot_switcher]

Demium Capital investe 150 mil euros na startup Lever.tax

A startup Lever.tax quer ajudar empresas a pagar menos impostos com acesso ao SIFIDE, um programa que permite e permite às empresas inovadoras poupar até 82.5% das suas despesas relacionadas com projetos de I&D.
28 Fevereiro 2023, 19h45

A Demium Capital, uma sociedade que investe em startups em fase early-stage, investiu 150 mil euros na startup Lever.tax, para esta aplicar Inteligência Artificial (IA) a resolver a ineficiência dos benefícios fiscais para pequenas empresas que apostem em Desenvolvimento e Inovação (I&D).

A Lever.tax dedica o negócio ao apoio às pequenas empresas, ajudando-as a recuperar até 82,5% do valor das despesas em inovação recorrendo ao SIFIDE.

Para Bernardo Seixas, CEO da Lever.tax, apesar deste programa ter um impacto positivo, continuam a existir ineficiências no acesso ao benefício. “Falámos com mais de uma centena de empresas portuguesas. Enquanto algumas, em particular as maiores, têm recursos dedicados para tratar da burocracia, a maioria não tem. Além disso, muitas nem sabem se são elegíveis ou veem-se obrigadas a recorrer a consultores que têm um custo elevado, o que torna este benefício inacessível para as empresas mais pequenas”, diz.

A proposta de valor é reduzir o custo através do uso da IA e eliminar as longas horas de reuniões e de trabalho burocrático, facilitando assim as candidaturas e tornando-as mais acessíveis à s pequenas empresas deste sector.

Os 150 mil euros que receberam da Demium Capital  vão ser utilizados para desenvolver este produto, e assim a empresa crescer no mercado português e iniciarem as suas operações em Espanha.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.