[weglot_switcher]

Democratas avisam que PIB dos Estados Unidos pode cair 6%

Os congressistas democratas alertaram que a economia norte-americana pode cair 1,6 biliões de dólares, se não for alcançado um acordo sobre o limite da dívida federal e assim evitar um inédito incumprimento.
9 Maio 2023, 11h12

Os congressistas democratas alertaram esta noite que o produto interno bruto (PIB) dos EUA pode cair 1,6 biliões de dólares (6%), se não for alcançado um acordo sobre o limite da dívida federal e assim evitar um inédito incumprimento.

Este incumprimento do serviço da dívida, que nunca ocorreu na história dos EUA, “colocaria à prova os limites da resistência da economia e teria consequências de longo prazo”, realçou o documento dos democratas no Congresso.

A secretária do Tesouro, Janet Yellen, sublinhou na semana passada que em 1 de junho o governo federal pode ficar sem dinheiro para cumprir as suas obrigações, se os republicanos não mudarem de posição e permitam o aumento do limite da dívida sem condições.

Se os republicanos “empurrarem os EUA para um incumprimento prolongado”, segundo os cálculos dos democratas, “8,3 milhões de pessoas vão perder o emprego este verão, com um aumento da taxa de desemprego até 8,6%, e o PIB vai cair 6,1%”.

[O PIB dos EUA foi quantificado em 26,47 biliões (milhão de milhões) de dólares, no primeiro trimestre deste ano, pelo Gabinete de Análise Económica (BEA, na sigla em Inglês) do Departamento do Comércio].

Esta seria a maior queda no nível de emprego nos EUA “não causada por uma pandemia global” e o governo ver-se-ia incapaz de “emitir cheques de estímulo, aumentar o subsídio de desemprego e evitar os despejos”.

Esta seria “uma crise económica catastrófica e completamente evitável”, apontou-se no documento, divulgado na véspera de o presidente norte-americano Joe Biden receber, na Casa Branca, os líderes democratas e republicanos do Senado e da Câmara dos Representantes.

Uma situação de incumprimento durante pouco tempo causaria, segundo os democratas, a descida em PIB em 159 mil milhões de dólares e a perda de meio milhão de empregos. Mas se se prolongar o PIB pode perder 1,6 biliões de dólares.

“O teto da dívida não é uma moeda de troca e o Congresso deve agir para garantir as obrigações existentes antes de o povo norte-americano começar a pagar o custo de uma crise de pagamento”, avançaram os democratas.

O atual limite da dívida, de 31,4 biliões de dólares, foi atingido em 19 de janeiro. Neste dia, o Departamento do Tesouro ativou “medidas extraordinárias” para pagar as contas. As medidas permitiram evitar problemas até 05 de junho, prazo este entretanto antecipado para dia 01.

O governo só pode emitir dívida até ao limite estabelecido pelo Congresso, que tem o poder de o suspender ou elevar, mas os republicanos querem condicionar esta suspensão ou este aumento a um corte de despesas, condicionante que Biden rejeita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.