Depois do consumismo intenso, o Giving Tuesday propõe solidariedade

Atualmente, o movimento conta com o apoio de alguns parceiros, onde se insere a REN, Infraestruturas de Portugal, Metropolitano de Lisboa e Bayer.

A Black Friday e a Cyber Monday antecipam o Natal todos os anos, com bons descontos, mas também é uma época onde o consumismo é mais evidenciado com as compras excessivas. Agora, o Giving Tuesday vem contrapor a ideia dos dois dias de consumo intenso.

Este Giving Tuesday é um movimento global de solidariedade que se iniciou em 2012. Presente em mais de 60 países, este ano, mais de 30 empresas já demonstraram interesse em participar e 150 organizações sem fins lucrativos portuguesas aderiram à campanha mundial de apoio a causas sociais.

O projeto foi fundado pela Fundação das Nações Unidas e pelo 92StreetY, além de contar com o apoio da Fundação Bill & Melinda Gates. As organizações sociais que se inscreveram para estão a criar projetos para os quais pretendem apoio, sendo que este pode ser entregue em forma monetária, de bens, talento ou tempo.

“Há sempre uma causa que nos toca. O movimento Giving Tuesday constitui um apelo a agir pela positiva, uma vaga de sensibilização que pretende inspirar Portugal inteiro a apoiar as causas de eleições”, explica Sofia Mascarenhas, responsável por trazer o movimento global para Portugal.

Em Portugal, o movimento solidário adotou o mote “Dá para Mudar”, que pode ser utilizado nas redes sociais sob o formato de hashtag. “Queremos transmitir às pessoas a ideia de que têm nas suas mãos o poder de transformar e de fazer a diferença”, sublinhou a responsável.

Atualmente, o movimento conta com o apoio de alguns parceiros, onde se insere a REN, Infraestruturas de Portugal, Metropolitano de Lisboa e Bayer. Cerca de 82% das instituições que utilizaram este movimento experimentaram novas ideias e conceitos que contribuíam para a inovação social.

No ano passado, no Reino Unido, o movimento liderou as tendências na rede social Twitter e, em Espanha, foi tendência durante 11 horas, o que significa uma amplificação social. Por sua vez nos EUA foram doados mais de 400 milhões de dólares para instituições através da internet.

Ler mais
Recomendadas

Prendas e donativos acima de 500 euros são taxados pelo Fisco

Imaginemos que pelo seu casamento recebe como presente um cheque de mil euros, a lei obriga que o(s) beneficiário(s) desse valor declarem no modelo 1 das finanças e procedam ao pagamento de 10% desse valor, isto é, cem euros.

Subsídio de alimentação: trabalhadores em part-time têm direito?

Saiba tudo sobre este subsídio: quais os valores, impostos, diferenças entre recebê-lo em cartão ou em dinheiro e se os trabalhadores em part-time também têm direito.

Conheça sete funcionalidades secretas do macOS Catalina

A versão final do novo sistema operativo da Apple está disponível para dezenas de modelos de computadores da maçã e nós temos quase duas mão cheias de “segredos” para partilhar consigo sobre o macOS Catalina.
Comentários