[weglot_switcher]

Depósitos crescem 7,3% para 158,6 mil milhões de euros em outubro

Depósitos das famílias residentes em Portugal e concessão de crédito à economia aumentaram em outubro em termos homólogos.
26 Novembro 2020, 11h34

Os agregados familiares residentes em Portugal estão a engordar as poupanças que têm depositadas nas instituições de crédito.

Segundo a nota de informação estatística sobre os empréstimos e depósitos bancários divulgada esta quinta-feira pelo Banco de Portugal, em outubro os depósitos dos particulares totalizaram 158,6 mil milhões de euros, o que se traduz num aumento homólogo de 7,3% e de 0,3% face ao mês de setembro de 2020.

As famílias também contrataram mais crédito face ao mês de outubro de 2020. Segundo a informação do regulador, a taxa de variação anual dos empréstimos à habitação foi de 1,8% — mais 0,2 pontos percentuais face a setembro —, enquanto os empréstimos ao consumo subiram 2,3%, em termos homólogos, mas caíram 0,4% face a setembro deste ano.

Esta tendência também se verificou nas empresas, cujo crédito pedido aumentou 8,2% em outubro deste ano em termos homólogos. Neste capítulo, o BdP destacou a diminuição dos empréstimos concedidos pela banca às micro e pequenas empresas, que caíram 0,3% e 0,8% para 15,2% e 5,1% respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.