“Em relação aos professores existe alguma iniciativa por forma a tornar mais equitativa a diferença entre professores do primeiro e segundo ciclos de ensino? Atualmente a carga horária letiva do primeiro ciclo é de 25h semanais, e do segundo ciclo de 22h, mas a idade de reforma é a mesma. Fará sentido?”, pergunta Jorge Spranger. Ao que Ascenso Simões responde da seguinte forma: “Não há qualquer iniciativa nesse sentido por agora. Mas os educadores de infância e os professores do primeiro ciclo são os mais expostos a todas as doenças profissionais que se identificam na carreira docente”.
Ao longo do dia de hoje, o deputado Ascenso Simões, da bancada parlamentar do PS, está disponível para responder a perguntas colocadas por eleitores na sua página na rede social Facebook. A supracitada pergunta sobre os professores foi uma das primeiras de hoje. Até ao momento foram publicadas oito perguntas e o deputado já respondeu a seis, em alguns casos estabelecendo um diálogo com o eleitor (isto é, com mais respostas à mesma pergunta inicial). Simões dedica dois dias por mês a esta iniciativa. “Ou lanço um tema ou disponho-me a responder ao que me mandam”, explica, em declarações ao Jornal Económico.
Qual é o objetivo desta iniciativa, possibilitar uma maior proximidade entre eleito e eleitor? “No início da legislatura eu assumi a minha relação com os eleitores em quatro universos: contacto direto temático no círculo; informação para mais de 30 mil endereços de todas as intervenções (ver ‘YouTube‘); promoção do debate nas redes sociais (Facebook, Twitter e LinkedIn); respostas a todas as perguntas colocadas quinzenalemente através do Facebook”, sublinha Simões. “Com este modelo respondo aos eleitores do meu círculo, mas também aos eleitores do país e até dos que estão fora do país”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com