Deputados chumbam Vitalino Canas e Clemente Lima para o TC e Correia de Campos para o CES

Candidatos apresentados pelo PS ficaram muito aquém da maioria de dois terços exigida para a sua eleição. A lista dos dois candidatos a juízes conselheiros do Tribunal Constitucional obteve apenas 93 votos favoráveis.

A Assembleia da República chumbou nesta sexta-feira os nomes de Vitalino Canas e Clemente Lima, apresentados pelo PS como candidatos a juízes do Tribunal Constitucional (TC), e de Correia de Campos, apontado pelos socialistas para um segundo mandato na presidência do Conselho Económico e Social (CES).

A lista de dois nomes de juízes conselheiros do Tribunal Constitucional necessitava de uma maioria de dois terços para ser aprovada, mas só obteve 93 votos favoráveis entre os 219 deputados que participaram na votação, o que indica que Vitalino Canas e Clemente Lima não foram sequer consensuais no grupo parlamentar do PS, que conta com 108 parlamentares. Houve 96 votos brancos e 30 nulos.

Apesar de também ter ficado longe da maioria necessária, o ex-ministro da Saúde Correia de Campos conseguiu um resultado ligeiramente melhor, com 110 votos favoráveis, 82 brancos e 27 nulos.

Também os sete nomes propostos para representarem a Assembleia da República no Conselho Superior de Magistratura, na qualidade de vogais desse órgão, não foram eleitos. Nem o consenso entre PS e PSD permitiu que obtivesse mais do que 138 votos a favor, 63 brancos e 18 nulos.

 

Relacionadas

PremiumPS insiste em eleger Vitalino Canas para TC apesar das críticas

Apesar do eventual chumbo, socialistas mantêm confiança no seu ex-porta-voz. Partidos contestam ligações de Canas à política e negócios. Também Clemente Lima gera polémica, mas deve ser eleito.

Irregularidades nos boletins de voto obrigam a suspensão temporária da eleição para o Tribunal Constitucional

As votações dos nomes do ex-secretário de Estado Vitalino Canas e do juiz António Clemente Lima, indicados pelo Partido Socialista (PS), já foram entretanto retomadas na Assembleia da República.
Recomendadas

PS e PSD chumbam divulgação de dados sobre a Covid-19 para estudo da comunidade científica

No projeto de resolução, chumbado na Assembleia da República, o Iniciativa Liberal recomendava ao Governo a que recolhesse e disponibilizasse à comunidade científica portuguesa os dados epidemiológicos da Covid-19 para que os cientistas portugueses possam estudar a doença.

Covid-19: Parlamento trava cortes de água, luz, gás e telecomunicações

O Parlamento aprovou hoje em votação final global propostas do BE e PCP que suspendem os cortes do fornecimento de água, luz, gás e telecomunicações a famílias com quebra de rendimentos devido à pandemia de covid-19.

Parlamento chumba regime de preços máximos para gasolina e gasóleo durante a crise da Covid-19

Os comunistas alertavam, no projeto de lei, que os preços da gasolina e do gasóleo não estarem a acompanhar a queda do preço do Crude Oil Brent, que serve de referência para Portugal e pediam ao Governo que tome medidas para acabar com a “lógica absurda” das grandes empresas do setor.
Comentários