O setor energético continuou a pesar na bolsa portuguesa na sessão de quarta-feira, com a Galp a liderar, pela segunda sessão seguida, as perdas, com uma descida de 2,40%.
Desta vez a empresa da família Amorim foi acompanhada da EDP, com a Renováveis a descer 1,93% e a EDP a derrapar 1,20%.
A Europa acompanhou a perda sentida em Portugal, numa altura em que os investidores estavam expectantes com a decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed) sobre a descida dos juros.
No final a decisão de Jerome Powell foi de um novo corte em 25 pontos base, indo de encontro às expectativas dos analistas e investidores. Esta foi a terceira descida consecutiva da Fed.
O corte das taxas de juro foi suficiente para animar Wall Street, que fechou a sessão de quarta-feira a registar ganhos.
No mercado do petróleo as previsões da Administração de Informação dos EUA (EIA) “aponta para uma descida progressiva nos preços do petróleo, onde o aumento da produção deverá sobrepor-se aos impactos dos ataques de drones na infraestrutura petrolífera da Rússia e das mais recentes sanções ao sector”, refere Henrique Valente, analista da ActivTrades Europe.
“Esses factores, aliados a uma menor procura durante o inverno, podem levar a uma queda de preço do petróleo para uma média de 55 dólares por barril no primeiro trimestre de 2026, onde deverão permanecer o resto do ano, segundo a EIA. O aumento da produção mundial de forma desproporcional ao consumo tem levado ao crescimento desmedido dos inventários, uma tendência que deverá continuar a colocar pressão sobre os preços do barril”, salienta.
O analista aponta ainda que “existe um consenso do mercado num forte excedente de inventário ao mesmo tempo que a economia global arrefece, e a dúvida agora é se o cartel vai reconhecer essa tendência ou manter uma visão mais otimista da procura. Para já, o mercado assume que a combinação de oferta elevada, acumulação de stocks e um inverno mais brando poderão reforçar a pressão descendente sobre os preços”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com