[weglot_switcher]

Desemprego da zona euro desce para 6,4% em julho

Desemprego desceu ligeiramente na zona euro e na União Europeia. Portugal registou uma taxa abaixo da zona euro, mas acima da UE.
30 Agosto 2024, 11h31

A taxa de desemprego na zona euro fixou-se em 6,4% em julho, uma quebra ligeira face aos 6,5% do mês passado e face aos 6,6% do período homólogo, indicam os dados do Eurostat.

Já na União Europeia, a taxa de desemprego ficou nos 6% no mês em análise, uma estabilização em relação ao mês passado e ao período homólogo.

A taxa portuguesa ficou em 6,2%, afetando 332 mil pessoas. Desta forma, o desemprego em Portugal ficou abaixo da média da zona euro, mas acima do bloco comunitário.

Os dados do Eurostat indicam que 13,108 milhões de pessoas na União Europeia, das quais 10,990 milhões na zona euro, estavam desempregadas. Face ao mês passado houve uma quebra de 82 mil na União Europeia e uma descida de 114 mil na zona euro. Em comparação com o período homólogo houve menos 72 mil pessoas no desemprego europeu e menos 190 mil na zona euro.

No que diz respeito ao desemprego jovem, em julho existiam 2,818 milhões de jovens com menos de 25 anos desempregados na União Europeia, dos quais 2,263 milhões estavam na zona euro. Em julho a taxa de desemprego jovem atingiu os 14,5% na União Europeia. Na zona euro a taxa foi de 14,2%, abaixo dos 14,4% do mês passado.

Em julho, e face ao mês passado, o desemprego jovem atingiu menos 25 mil pessoas na União Europeia e menos 37 na zona euro. Comparado com o período homólogo o desemprego afetou mais oito mil jovens na União Europeia, e menos 66 mil na zona euro.

A taxa de desemprego nas mulheres atingiu os 6,1% na União Europeia, inferior à do mês passado, enquanto nos homens a taxa foi de 5,8%, mantendo o mesmo valor do mês passado. Na zona euro a taxa de desemprego nas mulheres foi de 6,6% e nos homens fixou-se em 6,2%.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.