[weglot_switcher]

Desperdiçar água do chuveiro? A Heaboo vai acabar com isso

Atualmente, um minuto e meio é o tempo médio de espera até que a água saia quente, o que equivale a um desperdício de nove litros de água.
6 Dezembro 2016, 17h21

A startup portuguesa Heaboo é especializada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras para melhorar a eficiência hídrica e energética e acabou de lançar no mercado o primeiro chuveiro, a nível mundial, com água quente desde o primeiro segundo, sem acumular gastos de energia.

Esta melhoria tornou-se viável através de uma bateria térmica local com base numa tecnologia 100% nacional, a Hoterway, que elimina o tempo de espera das soluções convencionais, de forma a permitir a poupança de, em média, mais de mil litros de água por ano, em cada casa.

Em média, o tempo de espera até a água do banho aquecer é de um minuto e meio. Esta espera equivale a um desperdício de nove litros de água e de energia, de cada vez que alguém toma banho.

Foi neste contexto que Rui Teixeira, CEO e fundador da Heaboo, começou, em 2015, na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, a desenhar o conceito. Rui Paulo, Eduardo Noronha e Rafael Rodrigues integram também a equipa que está a desenvolver o projeto.

O chuveiro já está disponível para pré-venda, enquadrado numa campanha internacional de crowdfunding, na plataforma Kickstarter, cujo objetivo é reunir 20 mil euros de investimento.

O processo de produção está agendado para março e as primeiras unidades estarão disponíveis no mercado a partir de maio do próximo ano.

Compatível com todo o tipo de estruturas de banho e com um design minimalista, o chuveiro Hoterway é de fácil instalação e não precisa de estar ligado à eletricidade. Com essa bateria térmica local, o equipamento armazena energia durante o banho, que por sua vez é utilizada para aquecer a água no início do banho seguinte, tratando-se de uma solução sustentável, que elimina desperdícios de água, energia e tempo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.