[weglot_switcher]

Despesas familiares no Japão com quebra de 16,2% em maio

Com a quarentena, as famílias no Japão gastaram menos em hotéis, transportes e comer fora de casa, mas a despesa com a carne, álcool e mascaras aumentou.
7 Julho 2020, 11h48

Os gastos das famílias no Japão reduziram a um ritmo recorde, devido às medidas de segurança que mantiveram as pessoas em casa. De acordo com os dados revelados pelo governo japonês, noticiados pela “BBC”, as despesas familiares caíram 16,2%, em maio, em relação ao ano anterior.

Os dados divulgados pelo governo do Japão demostram uma diminuição em gastos com hotéis, transporte e alimentação (em restaurantes). Por outro lado, houve um aumento de despesa em itens como carne, álcool e máscaras.

Os economistas esperam que a recuperação seja lenta e frágil, já que os consumidores continuam reticentes. Quanto às despesas familiares, nos próximos meses, a perspetiva é de que continuem reduzidas, uma vez que é expectável que o número de desempregados no Japão aumente.

Por outro lado, os salários também diminuíram, ao ritmo mais rápido dos últimos cinco anos. Os indicadores relativos à remuneração demonstram que o poder de compra das famílias caiu 2,1%, em maio, em comparação ao período homólogo.

Já o pagamento de horas extra caiu 15,8% em maio, em relação ao ano de 2019, a queda mais acentuada desde janeiro de 2013.

O conjunto de dados sublinham os principais desafios enfrentados pelo governo e pelo banco central do Japão, à medida que o país se prepara para a recessão mais profunda desde o final da Segunda Guerra Mundial. Os economistas esperam uma retração económica de mais de 20%, este ano, devido ao impacto das medidas de restrição.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.