[weglot_switcher]

Detido o maior distribuidor ilegal de carne de cavalo da Europa cuja rede abrangia Portugal

Jan Fasen, holandês de 68 anos, foi detido ontem pela Guardia Civil em Calpe, Espanha, após um mandato de detenção europeu emitido pela França. Entre acusações de tráfico da carne de equídeo, é também acusado de enganar compradores, ao dizer que vendia carne de novilho, quando era na verdade carne de cavalo. Segundo noticia o […]
1 Agosto 2019, 13h57

Jan Fasen, holandês de 68 anos, foi detido ontem pela Guardia Civil em Calpe, Espanha, após um mandato de detenção europeu emitido pela França. Entre acusações de tráfico da carne de equídeo, é também acusado de enganar compradores, ao dizer que vendia carne de novilho, quando era na verdade carne de cavalo.

Segundo noticia o jornal El Mundo, o holandês já era procurado há algum tempo pelas autoridades francesas onde ainda tem uma pena de 22 meses por cumprir, na sequência do escândalo que envolveu lasanhas adulteradas: eram vendidas como contendo carne de novilho, mas o seu conteúdo continha carne de cavalo.

A operação comercial dirigida por Jan Fasen, incluía a distribuição de carne de cavalo um pouco por toda a Europa, com sede na Bélgica. Portugal era um dos destinos, que também incluía França, Roménia, Holanda e Itália.

Em 2017 após a Interpol lançar uma megaoperação denominada “gazel”, apurou-se que a carne que Jasen vendia representava um perigo para a saúde pública.

O modo como obtinha a carne era feito através de matadouros legais, mas os animais chegavam sem nenhum tipo de documentação, sendo na maioria das vezes raças destinadas ao lazer e não ao consumo humano, segundo apurou o El Mundo.

O holandês encontra-se neste momento detido à espera de julgamento, mas apesar de ter sido França a emitir o mandato da sua captura, Jan Fasen também será julgado pelas entidades judiciais de todos os países envolvidos nesta rede de tráfico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.