[weglot_switcher]

Deutsche e Commerzbank não chegam a acordo para fusão

O ‘board’ do Deutsche concluiu que os benefícios da operação não iriam compensar os riscos e os custos da fusão com o Commerzbank.
  • Kai Pfaffenbach/Reuters
25 Abril 2019, 10h08

Os dois bancos alemães, o Deutsche Bank e o Commerzbank, não chegaram a acordo e cancelaram as negociações com vista a criar um banco “campeão nacional” na Alemanha. Os dois bancos emitiram comunicados há minutos.

Depois de uma análise cuidadosa, os board do Deutsche Bank concluiu [esta quinta-feira] que uma fusão com o Commerzbank não iria criar benefícios suficientes para compensar os riscos de execução [da operação], os custos de reestruturação e os requisitos de capital associados a uma integração de grande escala. Consequentemente, os dois bancos decidiram colocar um ponto final nas negociações”, lê-se no comunicado do Deutsche.

O comunicado do Commerzbank replica o anúncio do banco rival.

A fusão iria criar um banco alemão com ativos avaliados em 1,4 biliões de euros, integrando o top 3 dos maiores bancos europeus segundo este critério. Estimar-se-ia ainda que os dois bancos, em conjunto, teriam cerca de 845 mil milhões de euros em depósitos e mais de 1.500 agências na Alemanha, e uma capitalização bolsista.

Apoiada pelo ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, a fusão entre o Deutsche e o Commerzbank, iria criar um banco “campeão nacional”, com a capacidade de rivalizar à escala internacional com os grandes americanos. O Estado alemão tem uma participação de 15% no Commerzbank desde o bailout de 2009.

A fusão poderia resultar no despedimento de cerca de 30 mil trabalhadores e estava sob forte escrutínio dos acionistas de ambas as instituições financeiras.

(atualizada)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.