[weglot_switcher]

“Deve ser levado a sério”: Bispo José Ornelas compara Trump a Hitler

Em entrevista à “Rádio Renascença”, o bispo português considera importante que não o mundo “não adormeça”, sobretudo quando o presidente dos EUA tem um discurso semelhante a Hitler.
16 Abril 2025, 13h26

O bispo José Ornelas, atual presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, considera que Donald Trump está a ocupar “o mesmo espaço vital” de Adolf Hitler, com o discurso de que os EUA devem ter a primazia.

Em entrevista à “Rádio Renascença”, o bispo português considera importante que não o mundo “não adormeça”, sobretudo quando o presidente dos EUA tem um discurso semelhante a Hitler: “Quando ouvimos o slogan ‘America first’ é o mesmo que dizer Deutscheland über alles (acima de tudo). É a mesma coisa. É dizer que os outros só têm lugar no mundo depois de nós”.

Para o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, “está-se a acabar com a ordem mundial porque o outro que vem a seguir é dizer que a mim serve-me a Gronelândia ou o Canadá. Não pode ser. Isto é mesmo o espaço vital do Hitler e deve ser levado a sério”.

O bispo José Ornelas esclarece que não propõe “um conflito com a América” mas considera “importante para a mentalidade e a cultura deste mundo que a gente se levante”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.