[weglot_switcher]

DGS diz que ainda não há data para ginásios reabrirem

Ainda não existe uma data para os 700 mil utilizadores dos mais de mil ginásios em Portugal voltarem a treinar, disse hoje Graça Freitas depois da reunião que a DGS manteve na terça-feira com a associação que representa ginásios.
  • Miguel A. Lopes/Pool/Lusa
20 Maio 2020, 13h49

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou hoje que ainda não existe nenhuma data para os ginásios poderem reabrir em Portugal.

“Concretamente em relação à data não posso adiantar nada”, disse hoje a diretora-geral da Saúde.

“Vamos trabalhar com as associações do setor, vamos fazer o nosso melhor para que as regras se possam cumprir e para que os utilizadores de ginásios e academias possam voltar a fazer a sua atividade seguros e protegendo a sua saúde”, afirmou Graça Freitas.

A Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) reuniu-se na terça-feira com a DGS e com a secretaria de Estado do Desporto para debater possíveis datas de reabertura e com que condições. A associação defendia a data de 1 de junho para os ginásios voltarem a abrir, mas da reunião ainda não saiu nenhuma data.

O presidente da AGAP, José Carlos Reis, disse ao JE, antes da reunião, que “tudo será diferente” nos ginásios no futuro devido ao uso de desinfetantes e álcool gel para as mãos, com a possibilidade de “haver limitações” para que as “pessoas não possam estar mais do que X tempo no clube, que haja limitações no numero de pessoas dentro dos clubes e do número de vezes por semana”.

José Carlos Reis também apontou que o não uso de balneários poderá ser uma hipótese para os clubes numa primeira fase de abertura, tal como já está a acontecer para as aulas de ténis e para o padel.

Questionado sobre a possibilidade de usar máscara, o presidente da AGAP afastou essa hipótese. “O exercício com máscara não é possível porque é extremamente perigoso. As pessoas que estão o dia inteiro a trabalhar paradas com máscara, ao fim do dia tem dores de cabeça, hipoxia, porque não têm o oxigénio suficiente e tem uma grande acumulação de dióxido de carbono. Fazer exercício com máscara não é possível, seria contraproducente para a saúde das pessoas”.

A AGAP representa 1.100 dos 1.300 ginásios existentes em Portugal, incluindo cadeias como a Fitness Hut, Solinca, Holmes Place, Fitness Factory ou Pump.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/ginasios-reunem-se-hoje-com-governo-e-dgs-objetivo-e-reabrir-a-1-de-junho-590095

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.