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DHL investe 140 milhões de euros em novo ‘hub’ em Bruxelas

A DHL Express inaugurou hoje o seu novo ‘hub’ em Bruxelas, um investimento de cerca de 140 milhões de euros assumido pela empresa de correio expresso pertencente ao grupo alemão Deutsche Post.
22 Fevereiro 2018, 15h47

Este novo ‘hub’ da DHL localizado junto ao aeroporto de Bruxelas vem substituir as antigas instalações criadas em 1985 e vai quadruplicar a capacidade da empresa na capital belga, posicionando-se como um dos maiores ‘hubs’ do grupo à escala mundial.

As novas instalações da DHL em Bruxelas ocupam uma área de 35 mil metros quadrados, incluindo os escritórios, tendo criado 200 novos empregos três anos antes do previsto (2020), elevando para 1.200 o número total de funcionários a operar neste ‘hub’.

Na sua velocidade de cruzeiro, os sistemas automáticos de classificação das embalagens do novo ‘hub’ da DHL em Bruxelas podem processar até 42 mil pacotes por hora.

“Com este investimento, a DHL Express está também a prestar uma atenção muito especial às necessidades dos seus clientes dos mais variados setores, incluindo das ciências da vida e prestação de cuidados de saúde, tecnologia, setor automóvel e comércio eletrónico”, destaca um comunicado da DHL.

O mesmo documento acrescenta que, com este novo ‘hub’ de Bruxelas, “as embalagens podem ser distribuídas por toda a Europa, mas também para as Américas, Médio Oriente e África”.

“O novo ‘hub’ será também importante como um ‘hub’ de trânsito para a DHL. 50% a 60% de todas as embalagens que chegam a Bruxelas serão, consequentemente, despachadas para um segundo destino. O ‘hub’ é uma ligação importante na rede europeia e global da DHL Express”, assegura o referido comunicado.

Na cerimónia de inauguração do novo ‘hub’, que decorreu há minutos, em Bruxelas, Ken Allen, CEO da DHL Express, sublinhou que “Bruxelas desempenha um papel crucial na rede mundial da DHL Express”.

“O ‘hub’ de Bruxelas é um dos nossos maiores ‘hubs’ no Mundio e, devido à sua localização no coração logístico da Europa, desempenha também um papel importante na ligação das empresas desta região ao Mundo. Este novo ‘hub’ é uma parte-chave do nosso plano de investimento a nível mundial e irá apoiar o nosso crescimento, a eficiência da nossa rede e o elevado nível de qualidade pelo qual os clientes escolhem a DHL Express”, garantiu Ken Allen.

“O nosso objetivo é tornar-nos a melhor companhia de transporte expresso do Mundo e para isso temos em curso este ambicioso programa de investimentos que já supera mil milhões de euros por ano”, revelou Ken Allen, que enfrenta a concorrência dos outros grandes grupos globais do setor, como a UPS, FedEx ou TNT.

Por seu turno, Danny Van Himste, administrador executivo da DHL Express para a Bélgica e Luxemburgo (Belux), considera que “o novo ‘hub’ permite-nos fornecer um serviço ainda melhor aos nossos clientes”.

“Podemos ajudar a Bélgica a estar melhor conectada coma Europa e com o Mundo. Estamos a responder às necessidades dos clientes de todas as dimensões e de todos os setores industriais que existem no mercado belga. Com este ‘hub’ a proporcionar-nos uma capacidade, velocidade e flexibilidade extras, as fronteiras nacionais não deverão ser barreiras para os nossos clientes”, defendeu Danny Van Himste.

O novo ‘hub’ da DHL Express em Bruxelas vai também reduzir em 768 toneladas anuais a emissão de dióxido de carbono (CO2) por parte da empresa, uma vez que é integralmente iluminado com lâmpadas LED e aproveitando o crescente uso que a DHL vai fazer de bicicletas, veículos elétricos e veículos movidos por um tipo combinado de gás natural.

Desta forma, a redução de 31% nas emissões de gases com efeito de estufa por parte da DHL fá foi conseguida em 2016, tendo a empresa lançado um outro objetivo: alcançar uma redução de 50% dessas emissões, ou seja, aumentar nessa grandeza a eficiência de carbono até 2025.

“Este novo ‘hub’ é um grande exemplo das mais recentes tecnologias de logística. Permite-nos procesar mais embalagens de uma forma ainda mais rápida e eficiente. Como um ‘hub’, isto permite-nos desempenhar um importante papel na rede, enquanto damos maior atenção às condições de trabalho e de segurança para os nossos 1.200 empregados, que, por sua vez, vão assegurar que os nossos clientes estão a receber o grande serviço que esperam por parte da DHL Express”, adiantou Koen Gouweloose, vice-presidente do ‘hub’ de Bruxelas, na mesma cerimónia de inuguração desta infraestrutura.

Arnaud Feist, CEO da Brussels Airport Company, empresa que gere o aeroporto da capital belga, deu os parabéns à DHL Express e destacou que “as estimativas para o futuro da carga aérea, correio expresso e aviação mostram muitas oportunidades de crescimento”.

Segundo este responsável, nos próximos 20 anos, o aeroporto de Bruxelas deverá crescer a uma razão de 4,7% em cada ano no setor da carga aérea, e a um ritmo de 3,8% em cada ano no segmento de passageiros.

Daí que Arnaud Feist preveja que no período em causa o aeroporto de Bruxelas duplique o número de trabalhadores, passando dos atuais 20 mil empregados diretos e 40 mil indiretos (60 mil funcionários) para um total de 120 mil empregados diretos e indiretos.

“O novo centro logístico não cria apenas mais empregos. Possibilita também ao nosso aeroporto reforçar os serviços logísticos para os seus cientes: consumidores e empresas, e isto tudo para grande benefício da economia belga como um todo”, concluiu Arnaud Feist.

O Grupo Dutsche Post, em que a DHL se integra, gerou 57 mil milhões de euros em receitas em 2016, último exercício de que existem dados disponíveis.

A DHL está presente em mais de 220 países e territórios, afirmando-se como “a empresa mais internacional do Mundo, não só do setor da logística”, e empregando cerca de 350 mil funcionários.

O jornalista viajou a convite da DHL Express

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