O consumidor idoso é, por vezes, visto pelas empresas como “alvo fácil” para a contratação de serviços e/ou bens, na sua maioria não solicitados pelo próprio.
É necessário que estes consumidores estejam atentos e informados sobre as práticas comerciais desleais e assim saber como agir perante uma abordagem mais “forçada” de um técnico de vendas, seja por telefone ou à porta da sua casa.
O consumidor deve ter presente que deve denunciar sempre que se sentir pressionando para comprar um produto ou assinar um documento, sobretudo se não pretende realmente fazer essa contratação. É também importante que esteja alertado para algumas técnicas menos transparentes e até enganosas, como seja a omissão de informação básica sobre cláusulas contratuais ou características desse bem ou serviço ou divulgação de informações falsas.
O que aconselha a DECO aos consumidores seniores:
Se precisar de ajuda, conte com a DECO! Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com