[weglot_switcher]

Dia D para o valor da Inteligência Artificial em bolsa com as contas da Nvidia

Esta quarta-feira será importante nos mercados com os resultados da Nvidia a darem informação adicional sobre a procura e os gastos em Inteligência Artificial.
FILE PHOTO: A screen tracks NVIDIA Corp. as a trader works on the floor at the New York Stock Exchange (NYSE) in New York City, U.S., October 23, 2023. REUTERS/Brendan McDermid/File Photo
19 Novembro 2025, 07h00

Esta quarta-feira será importante nos mercados com os resultados da Nvidia a darem informação adicional sobre a procura e os gastos em Inteligência Artificial.

As ações da Nvidia caíram em bolsa 2,81%, para 181,36 dólares, esta terça-feira, numa altura em que os investidores ainda receiam que as recentes valorizações da inteligência artificial (IA) possam criar uma bolha e resultar num eventual enfraquecimento da economia americana.

O relatório de resultados da Nvidia divulgado na quarta-feira, poderá desencadear uma oscilação de 320 mil milhões de dólares no valor de mercado da fabricante de chips — a maior movimentação pós-resultados da história da gigante da IA ​​— à medida que os investidores procuram sinais sobre se o boom da inteligência artificial está a acelerar ou a arrefecer.

As opções da Nvidia indicam uma oscilação de cerca de 7% para cima ou para baixo nas ações após a divulgação dos resultados trimestrais, prevista para depois do fecho do mercado na quarta-feira, segundo dados da empresa de análise Option Research & Technology Services.

Com o valor de mercado atual da Nvidia a rondar os 4,6 triliões de dólares, a variação implícita nas opções representaria a maior alteração de valor de mercado num único dia após a divulgação dos resultados trimestrais para a empresa líder em inteligência artificial, segundo uma análise da Reuters.

A Meta Platforms, a empresa-mãe do Facebook, venceu esta terça-feira o processo movido pelo governo dos Estados Unidos para anular as aquisições do Instagram e do WhatsApp. Mas ainda assim as ações caíram 0,72%.

Wall Street fechou em queda acentuada esta  terça-feira, bem como as bolsas europeias, tudo atribuído aos receios de uma bolha na IA.

Os principais índices norte-americanos fecharam a sessão desta terça-feira em terreno negativo, numa altura em que se aguarda com expetativa a divulgação de resultados da fabricante de chips Nvidia, bem como o relatório de empregos dos Estados Unidos. O índice de referência S&P 500 caiu 0,83%, para 6.617,32 pontos, já o industrial Dow Jones perdeu 1,07%, para 46.091,92. Também o tecnológico Nasdaq voltou a descer 1,21%, para 22.432,85.

O sell off afectou também as bolsas europeias que encerram em baixa, com perdas transversais a todos os setores, em especial nos mais cíclicos como a Banca e o Auto. Já os mais defensivos como Utilities e Farmacêutico apresentaram menores quedas. Investidores continuam a demonstrar receios sobre as elevadas avaliações empresariais e a saúde das economias, após alguns sinais de abrandamento no consumo e no mercado laboral.

“Esta semana será importante para esclarecer alguns destes receios, com os resultados da Nvidia a darem informação adicional sobre a procura e os gastos em inteligência artificial, a divulgação dos dados macroeconómicos norte-americanos relativos ao mês do shutdown a trazer detalhes sobre a evolução da economia e os resultados das grandes retalhistas a mostrar as tendências mais recentes do consumo norte-americano. A divulgação destes dados ao longo da semana poderá impactar e definir o sentimento das sessões no que poderá vir a ser uma semana volátil”, segundos os analistas da MTrader.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.