[weglot_switcher]

Dia e Minipreço juntam-se contra o desperdício alimentar na iniciativa Too Good To Go

A parceria com a Too Good To Go começou no final do mês de novembro e em menos de 10 dias já tinham sido salvas mais de 600 Magic Boxes, nas lojas Minipreço.
6 Dezembro 2021, 19h28

A cadeia de supermercados Dia Portugal junta-se à Too Good To Go com 54 lojas Minipreço, assumindo assim uma postura mais ativa no combate ao desperdício alimentar.

“A marca vai agora disponibilizar Magic Boxes na aplicação de combate ao desperdício alimentar Too Good To Go, em 54 das suas lojas Minipreço, insígnia que foi também pioneira no lançamento do conceito discount em Portugal”, diz o grupo que destaca a “presença consolidada e de referência no setor da distribuição” e o papel “cada vez mais ativo e alinhado com os seus pilares estratégicos de sustentabilidade”.

A intenção do grupo Dia em Portugal é acrescentar as restantes lojas da cadeia, ao longo do próximo ano de 2022.

A Too Good To Go tem-se vindo a apresentar como uma solução estratégica recorrente no combate ao desperdício alimentar – a nível nacional e global – e que permite aos seus parceiros terem um papel activo num problema real.”É uma solução que beneficia todos os envolvidos. Permite aos parceiros escoar o seu excedente alimentar e otimizar alguns custos de operação, permite aos utilizadores adquirirem comida de qualidade a preços mais acessíveis e permite que todos contribuam para um planeta com desperdício alimentar zero”, lê-se no comunicado.

Numa lógica de economia circular, na Too Good To Go, são produtos alimentares que não são vendidos no horário de funcionamento habitual dos estabelecimentos parceiros e que ganham uma nova forma de serem comercializados através da aplicação.

“As Magic Boxes, como habitual, são uma seleção de excedente alimentar que varia consoante o tipo de loja, e o horário de recolha pode ser consultado na aplicação, sendo que varia consoante as lojas e respetivos horários de expediente, das mesmas. No caso das lojas Minipreço, o horário mais comum situa-se entre as 19h e as 21h, e o valor das Magic Boxes é de 3,99 euros”, diz a cadeia de supermercados.

A parceria com a Too Good To Go começou no final do mês de novembro e em menos de 10 dias já tinham sido salvas mais de 600 Magic Boxes, nas lojas Minipreço. Estas são as primeiras lojas do grupo a disponibilizar, parte do seu excedente alimentar (alimentos de qualidade que não foram vendidas nos horários normais de expediente das lojas) através da App Too Good To Go.

“A Dia Portugal assume assim o compromisso com a Too Good To Go, plataforma que é já o maior marketplace digital B2C, do mundo, com mais de 950 mil utilizadores, em Portugal. Uma base de consumidores cientes da importância de um consumo mais consciente, que podem agora também aproveitar, e salvar, as Magic Boxes das 54 lojas Minipreço, disponíveis na App, usufruindo assim de uma seleção de alimentos e refeições, de qualidade, a preços também mais acessíveis”, lê-se no comunicado.

O Grupo Dia apresentou recentemente o seu plano de sustentabilidade 2021-2023 e revela que “o desperdício alimentar é um dos 15 pilares onde queremos intervir e fazer a diferença”.

“Temos mais de 40 anos de história em Portugal e as nossas mais de 500 lojas em todo o território nacional são o ponto de encontro diário de milhares de famílias”, refere o grupo retalhista.

“Por tudo isto, queremos ser parte ativa na abordagem a temas tão sensíveis para a nossa vida comum e esta parceria com a Too Good To Go permite-nos, juntamente com outras iniciativas que temos em curso, combater o desperdício alimentar, disponibilizando aos clientes das lojas Minipreço uma solução amplamente testada e validada. Estamos muito confiantes no sucesso desta parceria e na prossecução dos nossos objetivos de sustentabilidade”, refere Miguel Guinea, Presidente Executivo da Dia Portugal.

“Esta parceria com a Dia Portugal e a entrada de 54 lojas Minipreço na nossa aplicação, prova que somos uma solução eficaz e de fácil implementação, principalmente para supermercados, onde a eficiência operacional é tão importante. A presença do Minipreço na nossa App, vem reforçar a missão da Too Good To Go no combate ao desperdício alimentar, em escala, ao garantir que parte do excedente destas lojas é aproveitado e salvo pelos portugueses, a preços acessíveis, através das nossas Magic Boxes”, refere, por sua vez, Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.

Todo este processo garante a prática de uma economia circular, um conceito que está cada vez mais presente nos dias de hoje e que consiste em dar uma segunda oportunidade de comercialização a produtos que, por norma, não a teriam, poupando assim recursos e energia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.