[weglot_switcher]

Diagnosticados 200 casos de diabetes por dia em Portugal; Madeira tem à volta de 25 mil doentes

Em Portugal, são diagnosticados com diabetes cerca de 200 novos doentes por dia, 500 são internados nos hospitais portugueses, mas estima-se que cerca de 44% dos casos esteja por diagnosticar.
23 Agosto 2018, 07h38

Em Portugal, são diagnosticados com diabetes cerca de 200 novos doentes por dia, 500 são internados nos hospitais portugueses, mas estima-se que cerca de 44% dos casos esteja por diagnosticar.

Os dados da Direção Geral de Saúde (DGS) revelam que a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, num universo de 7,7 milhões de indivíduos, é de 13,3%. Na Região Autónoma da Madeira, estima-se que o número de pessoas com diabetes se aproxime dos 25 mil. Prevê-se que até 2040 a doença afete um em cada dez adultos, em todo o mundo, cerca de 642 milhões.

Com base nestes dados, a  Ampliphar, empresa de referência na área da saúde em Portugal, emitiu esta quarta-feira um comunicado onde alerta para a existência de várias investigações que sugerem a capacidade do crómio para regular as concentrações de açúcar no sangue, ajudar a promover o controlo da diabetes e diminuir o risco de doenças crónicas em pessoas com excesso de peso.

“O crómio, em conjunto com a insulina, ajuda a transportar a glicose da corrente sanguínea para as células, onde esta constitui uma importante fonte de energia. Na falta de crómio, este processo não ocorre eficazmente, levando à acumulação no sangue. Ao regular as concentrações de açúcar no sangue, o crómio pode ajudar a promover o controlo da diabetes e a diminuir o risco de doenças crónicas em pessoas com excesso de peso”, explica Mariana Azevedo, marketing manager da Ampliphar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.