[weglot_switcher]

Dicas para arrefecer a casa este verão sem recorrer a equipamentos elétricos

O Verão chegou finalmente e em força. A maioria das casas em Portugal não está preparada para enfrentar temperaturas tão elevadas.
7 Julho 2022, 06h45

As temperaturas estão a subir (e vão continuar bem elevadas!)

O Verão chegou finalmente e em força. A maioria das casas em Portugal não está preparada para enfrentar temperaturas tão elevadas.

Assim, deixamos-lhe ideias simples para arrefecer a casa:

  • As janelas são um elemento essencial no arrefecimento da sua casa. Nos dias de muito calor devem ser abertas pela manhã cedo e ao final do dia, de forma a refrescar a casa. Durante o dia mantenha os estores, persianas e cortinados fechados, para evitar que o calor entre e aqueça a casa em demasia.

 

  • Assegurar a renovação necessária em todas as divisões, repetindo a operação várias vezes ao dia, se necessário. Por vezes, a corrente não se forma no sentido conveniente. O ar pode regressar ao interior e empurrar a humidade libertada por um duche para outras divisões. As infiltrações indesejadas de ar numa habitação conduzem à perda significativa de energia e à redução do conforto de utilização durante todo o ano.

 

  • A temperatura da casa no Verão não precisa de ser inferior a 25º, assim regule os aparelhos de ar condicionado com este limite, pois arrefecer em demasia terá um custo excessivo de energia.

 

  • Arrefeça apenas as divisões que estão em uso, quando está a arrefecer uma divisão feche as portas e janelas para que o calor vindo de outras divisões, não cause desperdício de energia.

 

  • Se tem equipamentos de ar condicionado deve fazer a manutenção dos mesmos de acordo com a periodicidade recomendada, a manutenção pode trazer poupança de energia.

Aconselhe-se com o GAE – nº de telefone: 213710220 ou email: energia@deco.pt

 

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.