[weglot_switcher]

Dicas para reduzir utilização da água

Existem gestos simples que pode adotar na sua casa ou no seu local de trabalho de forma a reduzir a quantidade de água desperdiçada.
24 Fevereiro 2020, 16h35

Água é um recurso essencial a todos, mas escasso. Cada consumidor deve ser responsável pelo uso que faz.

Sabia que apenas 0,002% da água existente no planeta é adequada para consumo humano? Em Portugal, estima-se que a procura anual de água é de 7 500 milhões m3, sendo que cerca de 2 600 milhões m3 representam desperdício (dados da PNUED).

Os setores que mais desperdiçam água são: agrícola, com cerca de 37,5% de perdas, setor urbano, com 25% e o industrial com 22,5%.

Todos os bens de consumo são dados como adquiridos, não existindo real noção do valor associado à pegada hídrica da sua produção. Exemplificando, para produzir 1 kg de arroz são necessários 2 497 litros (aprox.) de água, ou 2 400 litros para se obter um hambúrguer, entre outros. A verdade é que o consumidor desconhece a quantidade de água utilizada na produção de bens essenciais, como alimentos ou vestuário.

O que pode o consumidor fazer?

Existem gestos simples que pode adotar na sua casa ou no seu local de trabalho de forma a reduzir a quantidade de água desperdiçada.

Deixamos-lhe algumas sugestões:

  • Mantenha a sua canalização doméstica em bom estado para prevenir as fugas/ruturas.
  • Equipe as torneiras da sua casa com redutores. Vai reduzir o seu caudal em cerca de 50%.
  • Opte por autoclismos com dupla descarga. É nas descargas que encontramos o maior número de água desperdiçada.
  • Faça uma leitura regular do contador para controlar as suas faturas e os seus gastos.
  • Opte por usar máquinas de lavar (louça ou roupa) com a carga completa. Lembre-se que ciclos longos gastam mais água.
  • Se lava a louça à mão, enquanto ensaboa feche a torneira.
  • Prefira duches a banhos de imersão. Enquanto a água não aquece, coloque um balde no chuveiro e aproveite essa água para outro fim, por exemplo lavar o chão ou regar as plantas.
  • Regue o jardim ou início ou final do dia, quando a evaporação é menor.

Incentive toda a família à poupança de água, adoptando estes comportamentos. Verá o valor da sua fatura a baixar e o meio ambiente agradecer-lhe-á.

Se encontrar uma rutura de água na via pública denuncie-a. Avise os serviços municipais da sua região ou outra entidade responsável pela gestão da água, como por exemplo a ARM – água e resíduos da Madeira.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/agua-nao-faturada/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”163″ slug=”agua-nao-faturada” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/agua-nao-faturada/thumbnail?version=1546883120345&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.