[weglot_switcher]

Discurso da Rainha Isabel II coloca Brexit a 31 de outubro como prioridade na agenda britânica

Este momento, que serve principalmente para apresentar as propostas do Governo britânico para a próxima legislatura, serviu também como o momento para reafirmar que o Reino Unido irá cumprir o prazo estabelecido e sair da União Europeia a 31 de outubro, tendo em vista um acordo de livre comércio. O discurso da rainha Isabel II foi escrito, como habitualmente, pelo Governo em funções.
14 Outubro 2019, 13h56

O chamado Discurso da Rainha é o destaque de uma semana decisiva em Westminster, onde foram anunciados todos os projetos e medidas que vão marcar uma nova sessão no Parlamento britânico.

Na lista de prioridades do Governo britânico, a Rainha Isabel II destacou uma nova parceria com a União Europeia (UE), baseada no livre comércio, e o fim da livre circulação, depois do Brexit, noticia o The Guardian, esta segunda-feira.

A Rainha começou por dizer que a prioridade do Governo “sempre foi garantir a saída do Reino Unido da União Europeia no dia 31 de outubro”, acrescentando que o Executivo quer “uma nova parceria com a União Europeia”, baseada no comércio livre e “numa cooperação amigável”.

Logo de seguida, a monarca afirmou que os vários ministros vão trabalhar em novas medidas para a pesca, a agricultura e o comércio, no sentido de “aproveitar as oportunidades que advenham da saída da União Europeia”.

“O Reino Unido vai continuar a ter um papel de liderança” na política internacional, disse a Rainha já quase no final de um discurso em que foram apresentadas as linhas gerais do programa do novo Governo, sempre com a realidade de um Brexit como pano de fundo.

A Rainha fez referência às questões migratórias no país, anunciado uma nova lei que vai pôr fim à liberdade de circulação dos cidadãos europeus e estabelecer a fundação de um sistema “justo, moderno e global”. Segundo Isabel II, o Governo continua empenhado em assegurar que os cidadãos europeus que “têm construído as suas vidas no Reino Unido e têm contribuído tanto” para o país têm o direito a lá ficar.

O discurso, escrito pelo governo, representa a abertura de uma nova sessão legislativa, que normalmente dura um ano, com as prioridades e programa para os meses seguintes e serve também de teste à confiança do parlamento no governo, pois implica uma votação após vários dias de debate.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.