Dívida da Madeira com tendência descendente mas ainda acima da média da zona euro

A dívida da Madeira está em 100,7% do PIB, bem abaixo da de Portugal (125%), mas distante da da zona euro (86,3%).

A dívida da Madeira cifra-se em 100,7% do Produto Interno Bruto (PIB), bem abaixo dos 125% apresentados por Portugal, mas a um nível superior ao da média da zona euro que se fixa em 86,3%, dizem os dados do boletim de dívida.

A tendência contudo tem sido de descida acentuada se tivermos em conta que em 2015, a dívida da Madeira, se encontrava acima dos 110%.

Em final de 2015 a dívida estava avaliada em 4,9 mil milhões de euros, enquanto que no terceiro trimestre de 2019, estava nos 4,8 mil milhões de euros, tendo em conta o método de Maastricht, refere o boletim de dívida.

A descer está também o passivo referente à dívida não financeira, das entidades que estão incluídas na Administração Pública Regional, que se em 2017, estava nos 333 milhões de euros, no terceiro trimestre de 2018, desceu para os 272 milhões de euros.

A dívida indirecta tem sido outro parâmetro em descida. Em 2017 estava nos 887 milhões de euros para no terceiro trimestre de 2018 se fixar nos 772 milhões de euros.

Recomendadas

O ensino profissional deve estar aliado às empresas, sublinha Albuquerque

Em entrevista ao Económico Madeira, o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, além de falar nas mais-valias da ligação entre o ensino profissional e as empresas, diz que quer criar um cluster de empresas tecnológicas na Madeira. O único impasse é o Estado português.

Secretária Regional da Cultura diz que vai dar prioridade a preservação do património imaterial da Madeira

Paula Cabaço destacou o trabalho que tem sido feito nos diversos museus da Região, bem como no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, com exposições temporárias itinerantes, projetos, oficinas e publicações.

Desemprego registado desce 2,8% na Madeira

A Madeira registou aumentos nas oferta de emprego, desempregados inscritos, nas ofertas de emprego recebidas, e nas colocações efetuadas.
Comentários