Dívida da Madeira com tendência descendente mas ainda acima da média da zona euro

A dívida da Madeira está em 100,7% do PIB, bem abaixo da de Portugal (125%), mas distante da da zona euro (86,3%).

A dívida da Madeira cifra-se em 100,7% do Produto Interno Bruto (PIB), bem abaixo dos 125% apresentados por Portugal, mas a um nível superior ao da média da zona euro que se fixa em 86,3%, dizem os dados do boletim de dívida.

A tendência contudo tem sido de descida acentuada se tivermos em conta que em 2015, a dívida da Madeira, se encontrava acima dos 110%.

Em final de 2015 a dívida estava avaliada em 4,9 mil milhões de euros, enquanto que no terceiro trimestre de 2019, estava nos 4,8 mil milhões de euros, tendo em conta o método de Maastricht, refere o boletim de dívida.

A descer está também o passivo referente à dívida não financeira, das entidades que estão incluídas na Administração Pública Regional, que se em 2017, estava nos 333 milhões de euros, no terceiro trimestre de 2018, desceu para os 272 milhões de euros.

A dívida indirecta tem sido outro parâmetro em descida. Em 2017 estava nos 887 milhões de euros para no terceiro trimestre de 2018 se fixar nos 772 milhões de euros.

Recomendadas

CDS quer estatuto de Ultraperiferia na União Europeia

Fernanda Cardoso, do PSD, diz que o projeto apresentado na Assembleia Legislativa da autoria do CDS, não traz “nada de novo” e que se limita a ser “um decalque” da Declaração Final da Conferência dos Presidentes das RUP, que se reuniram em novembro do ano passado.

Fundos europeus não são um “eldorado”, diz Raquel Coelho

Já José Manuel Rodrigues, diz que é inegável afirmar que “vamos continuar a precisar como de pão para a boca” dos fundos da União Europeia.

Madeira vai promover evento de moda com 10 estilistas na Festa da Flor

O evento vai realizar-se a 11 de maio na Praça do Povo e tem como objectivo desenvolver uma colecção inspirada em flores e insere-se numa estratégia de renovação e enriquecimentos dos cartazes turísticos da Madeira.
Comentários