[weglot_switcher]

Dívida pública diminui para 251 mil milhões de euros em julho

Nos empréstimos a curto prazo verificou-se observou-se uma redução de 184 milhões de euros em relação ao mês de junho, enquanto os empréstimos a longo prazo observaram uma redução de 52 milhões de euros. 
2 Setembro 2019, 11h26

A dívida pública apresentou uma ligeira redução para 251 mil milhões de euros, no mês de julho, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), esta segunda-feira, 2 de setembro. Comparativamente ao mês passado, a dívida reduziu 200 milhões de euros.

Para esta diminuição significativa, a redução dos títulos de dívida foi a maior contribuição, revelam da entidade gerida por Carlos Costa.

Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 900 milhões de euros, sendo que a dívida pública líquida de depósitos registou um aumento de 700 milhões de euros face ao mês anterior, totalizando 234,5 mil milhões de euros.

Foram concedidos 68,6 mil milhões de euros em empréstimos, uma redução de 5,289 mil milhões de euros em comparação com o período homólogo. Nos empréstimos a curto prazo verificou-se observou-se uma redução de 184 milhões de euros em relação ao mês de junho, enquanto os empréstimos a longo prazo observaram uma redução de 52 milhões de euros.

Assim, ainda que o valor nominal da dívida pública aumente, o seu peso total na economia tem apresentado uma quebra devido ao crescimento positivo do PIB. Os dados mostram que a dívida pública pesou 122,5% no PIB, no final do segundo trimestre, sendo que no fim do primeiro trimestre se fixou em 125,1%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.