[weglot_switcher]

Dívida pública portuguesa vai atingir novo recorde no final de 2020

O Governo prevê que a dívida pública atinja os 268 mil milhões de euros no final deste ano, pesando 133% do PIB. No espaço de um ano, a dívida pública cresceu em quase 20 mil milhões.
23 Setembro 2020, 11h16

A dívida pública portuguesa vai atingir os 268 mil milhões no final deste ano, segundo uma previsão do Governo divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A dívida bruta consolidada das administrações públicas atingiu os 249 mil milhões de euros no final de 2019, dados provisórios.

No espaço de um ano, a dívida deverá assim subir quase 20 mil milhões de euros.

Em julho, o endividamento do Estado atingiu o valor mais alto de sempre, 264,67 mil milhões de euros, ultrapassando o recorde anterior atingido em maio.

Face à percentagem do PIB, a dívida nacional vai subir dos 117,2% em 2019 para os 133,8% no final de 2020, estima o INE.

Além do crescimento da dívida, Portugal também vai produzir menos riqueza este ano: o PIB de 213 mil milhões de euros em 2019 vai recuar para 200 mil milhões este ano.

Segundo explica o INE, as estimativas da dívida bruta “são da responsabilidade do Ministério das Finanças, tendo como base o cenário macroeconómico e orçamental subjacente ao Orçamento do Estado Suplementar para 2020, aprovado pela Assembleia da República”.

De acordo com o INE, a dívida bruta apresentada neste relatório, “de acordo com a legislação europeia”, não inclui a dívida comercial, a dívida das empresas públicas que não integram o setor das administrações públicas e a dívida dos municípios e freguesias localizados nos territórios das
regiões autónomas é registada no subsetor da Administração Local.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.