[weglot_switcher]

Dívida pública volta a subir em abril pelo terceiro mês seguido

O aumento “refletiu o acréscimo de 1,9 mil milhões de euros dos títulos de dívida (bilhetes e obrigações do Tesouro) e o aumento de 0,7 mil milhões de euros dos empréstimos, sobretudo de curto prazo”, detalha o Banco de Portugal.
3 Junho 2024, 11h06

A dívida pública portuguesa voltou a subir em abril, desta feita com um aumento de 2,5 mil milhões de euros, marcando assim o terceiro mês consecutivo de subidas deste indicador após a quebra assinalável no final do ano passado.

Os dados do Banco de Portugal (BdP) mostram que o stock de dívida pública voltou a subir em abril, chegando a 273,4 mil milhões de euros. “Esta subida refletiu o acréscimo de 1,9 mil milhões de euros dos títulos de dívida (bilhetes e obrigações do Tesouro) e o aumento de 0,7 mil milhões de euros dos empréstimos, sobretudo de curto prazo”, explica a nota do banco central.

É o terceiro mês consecutivo de subidas do indicador, isto depois da operação especial de redução da dívida decretada pelo anterior Executivo e pelo então ministro das Finanças, Fernando Medina. De 263 mil milhões de euros no final de 2023, o stock de dívida cresceu já mais de 10 mil milhões de euros, ficando em linha com o volume em dívida no final de 2022.

A nota emitida pelo BdP esta segunda-feira detalha ainda que os “depósitos das administrações públicas totalizaram 12,0 mil milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 1,8 mil milhões de euros relativamente a março”.

“Deduzida desses depósitos, a dívida pública aumentou 4,3 mil milhões de euros, para 261,4 mil milhões de euros”, lê-se no comunicado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.