[weglot_switcher]

Divórcio do Pego dá origem a nova guerra em tribunal entre Endesa e TrustEnergy

É uma nova frente de batalha entre as antigas sócias na antiga central a carvão do Pego. Endesa exige em tribunal que sejam distribuídos mais dividendos face aos aprovados e pede a dissolução da Tejo Energia. Já a TrustEnergy defende a legalidade das suas ações, assim como a manutenção da sociedade que geria a central que fechou em 2021
14 Julho 2023, 19h30

São novos capítulos de um divórcio amargurado depois de um casamento, aparentemente, feliz. A Endesa avançou com dois processos em tribunal para pedir que a sua antiga sócia na Tejo Energia (e acionista maioritária) distribua mais dividendos face ao que foi aprovado em duas assembleia-gerais. Os dois processos continuam a correr termos no Juízo de Comércio no Tribunal Judicial de Santarém com a magistrada Carla Mendonça responsável pela decisão.

Simultaneamente, corre um processo no Tribunal Administrativo de Leiria onde a TrustEnergy tenta o cancelamento do leilão vencido pela Endesa para o ponto de ligação do Pego, num processo contra o ministério do Ambiente, conforme o JE revelou a 27 de junho.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.