Rui Calafate, consultor de comunicação e colunista do JE, deixou, na última edição do podcast “Maquiavel para Principiantes”, as sugestões culturais desta semana.
Do filme sobre o caso Gisèle Pelicot a uma minissérie que nos conduz até ao mundo interior da criminosa e violenta seita da Irmandade Ariana do Texas, nos EUA: conheça as sugestões do colunista e acompanhe todas as semanas as sugestões culturais de Rui Calafate no podcast do JE “Maquiavel para Principiantes”.
Uma nova série polaca, de suspense e com fortes tons de thriller, que explora as lutas e os arriscados jogos entre diferentes agências de serviços secretos, num cenário global de grande agitação geopolítica e em que paira no ar a eminência de um conflito armado.
Narrada, em grande parte, pelo agente federal Richard Boehning, a série examina este grupo do crime organizado com uma ideologia e cultura fortemente enraizada no nazismo e na violência extrema, operando discretamente na zonas suburbanas do Texas.
O que leva mais de 70 homens a alegadamente decidirem participar num dos crimes mais chocantes da história jurídica francesa? E o que leva uma mulher sozinha a escolher falar a sua verdade perante o mundo para os levar à justiça? Este filme examina os terríveis crimes de Dominique Pelicot e contrasta-os com a dignidade e coragem da sua ex-mulher, Gisèle.
Michael Curtiz (1886-1962) realizou um dos filmes mais míticos e célebres da História do cinema, CASABLANCA, que acabou por ocultar o restante da sua vastíssima obra (cento e sessenta e sete filmes, realizados entre 1914 e 1962, em três países), embora alguns outros filmes que assinou se tenham tornado clássicos, como THE ADVENTURES OF ROBIN HOOD, ANGELS WITH DIRTY FACES e MILDRED PIERCE. Além disso, a figura de Curtiz (“o húngaro maluco”, nas palavras de Gore Vidal) viu-se cercada por um certo folclore, o de um homem temperamental, que trabalhava como uma máquina e cujos erros crassos na língua inglesa entraram para a lenda de Hollywood. (Fonte: Cinemateca Portuguesa).
Ver mais: Cinemateca – Programação
Tendo como pano de fundo mais de meio século de história da Rússia – com prisões, deportações, o fim da era estalinista, os boémios anos sessenta -, Caso Kukótski é uma saga familiar, na melhor tradição do romance russo, sobre ciência e religião, liberdade e moralidade, genética e família, doença e vida. Vencedor do Russian Booker Prize, constitui um dos títulos mais aclamados de Ludmila Ulitskaya. (Fonte: Penguin Livros).
A ameaça da Terceira Guerra Mundial volta a pairar sobre a humanidade – e é provável que Karl Lee, um nome de que poucos ouviram falar, tenha uma palavra a dizer sobre o assunto. Misterioso e quase invisível, este empresário, com cerca de 50 anos, é dono de uma agenda explosiva e uma peça-chave no tráfico de armamento. (Fonte: Wook)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com