Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças | A+

Pode estar numa fase panglossiana em que o mundo cintila de oportunidades para Portugal, mas a apresentação do OE2026 foi uma demonstração de natação sincronizada: explicou o OE com detalhe e assumiu a maior fragilidade – tem pouca margem para problemas súbitos ou erros –, embora até agora tenha estado do lado certo da história.

 

Armindo Monteiro, presidente da CIP | A+

O líder da principal confederação patronal não só conseguiu que os prémios salariais ficassem isentos de IRS e TSU – um ótimo incentivo – como vai lançar um programa de capacitação de Inteligência Artificial que chegará a 50 mil empresas e a meio milhão de pessoas. É um choque cultural inadiável que a economia nacional precisa para crescer ao ritmo dos melhores do mundo.

 

Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda | D

A brutalidade com que é tratada nas redes sociais reflete uma sociedade amargurada e agressiva, mas o populismo da extrema-esquerda não é alheio a este mal-estar que adubou durante anos a fio. A perseguição às empresas, o horror ao lucro e a suspeição generalizada sobre a economia de mercado e os seus protagonistas abriram o caminho ao Chega e afins.

 

Rui Borges, treinador do Sporting CP | D

Oito jornadas já são suficientes para verificar que o CEO da equipa leonina parece estar a falhar a perigosa viragem tática que empreendeu para matar os vestígios de Ruben Amorim: o fim do 3x4x3 e a passagem para uma espécie de 4x4x2. As derrotas com FC Porto e Napoli e o empate com o Sp. Braga terão consequências financeiras, económicas e até anímicas.