Pelo menos duas pessoas morreram hoje e outras dez ficaram feridas, incluindo crianças, num ataque russo em Kostiantynivka, uma cidade situada 25 quilómetros a sudoeste de Bakhmut, na frente oriental da Ucrânia, disse fonte da procuradoria ucraniana.
“Como resultado do bombardeamento em Kostiantynivka, duas pessoas morreram e dez ficaram feridas”, incluindo “dois adolescentes de 15 e 16 anos”, disse o gabinete do procurador ucraniano num comunicado publicado na rede social Telegram.
“Foram levados para o hospital”, sublinha.
Kostiantynivka, uma cidade que tinha 70.000 habitantes antes da guerra na Ucrânia, fica perto da linha da frente na região de Donbass, no leste da Ucrânia, e faz parte de uma zona que foi declarada como conquistada pelos militares russos.
Esta cidade é com regularidade bombardeada pelo exército russo.
A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia na Ucrânia causou até agora a fuga de mais de 14,7 milhões de pessoas – 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 8,2 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Pelo menos 18 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com