[weglot_switcher]

Dombrovskis: “É viável que Portugal possa ser dos primeiros países a ter o plano de recuperação aprovado”

Em entrevista ao Jornal Económico, o vice-presidente da Comissão Europeia diz que o draft do Plano de Recuperação português “vai na direcção certa”, realçando que o executivo comunitário continua a trabalhar com o Governo na componente das reformas do plano.
15 Janeiro 2021, 21h09

Valdis Dombrovskis, vice-presidente da Comissão Europeia, em entrevista ao Jornal Económico, diz que o draft do Plano de Recuperação entregue por Portugal a Bruxelas vai na direção certa e poderá ser dos primeiros a ser aprovado, dando nota de que o executivo comunitário continua “a colaborar” com o Governo português sobre a componente das reformas previstas no draft.

“O que estamos a ver vai na direcção certa e é viável que Portugal possa estar entre os primeiros países cujo plano vai ser aprovado”, afirma o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, responsável pela pasta Uma Economia ao Serviço das Pessoas, à margem da visita a Lisboa com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e outros sete membros do Colégio de Comissários.

Ao JE, o vice-presidente da Comissão Europeia explica que não pode fazer comentários detalhados sobre o plano, “porque estamos a negociar com as autoridades portuguesas na preparação do plano”, mas diz que “Portugal está entre os países que trabalham muito no plano e quer estar entre os primeiros a obter a aprovação”.

“Por isso estamos muito envolvidos. Diria que o projeto em grande parte está alinhado com as prioridades estabelecidas na avaliação do Mecanismo de Recuperação e Resiliência”, salienta, dando nota de que “as metas verdes e digitais representam 37% e 20% e também estão vinculadas ao semestre europeu e às recomendações específicas por país”.

Valdis Dombrovskis realça numa avaliação geral dos drafts dos planos de recuperação já entregues, que por parte de muitos Estados-Membros “as partes de investimento dos planos já se encontram melhor desenvolvidas do que os planos de reforma, pelo que continuamos a colaborar com as autoridades portuguesas também nesta parte da reforma”.

Portugal entregou em outubro o draft do Plano de Recuperação a Bruxelas, mas a versão final apenas terá que ser entregue em abril.

Em dezembro, depois de vários impasses os líderes europeus chegaram finalmente a acordo sobre o Orçamento de longo prazo da União Europeia e do Fundo de Recuperação, com as autoridades europeias a aguardar apenas a ratificação pelos parlamentos nacionais dos Estados-membros da decisão sobre recursos próprios, que irá permitir à Comissão Europeia ir aos mercados para financiar o Plano de Recuperação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.