[weglot_switcher]

Dona do PSI-20 quer comprar bolsa de Madrid, mas tem concorrência suíça

Euronext quer chegar ao mercado de capitais espanhol. Numa oferta concorrente, o grupo SIX (Swiss Infrastructure and Exchange) lançou uma oferta de 34 euros por ação.
18 Novembro 2019, 09h27

A Euronext confirmou esta segunda-feira que está em negociações para comprar a Bolsa de Madrid. A dona da Bolsa de Lisboa, Amesterdão, Bruxelas, Dublin, Londres, Paris e Oslo esclareceu o mercado de que ainda não fez uma oferta concreta à empresa espanhola e adianta que fará um “anúncio adicional” quando for “apropriado”.

Em reação às “recentes especulações da imprensa em relação a uma potencial oferta da Euronext para a Bolsas e Mercados Españoles (“BME”)”, a Euronext veio hoje a público confirmar “que está em negociações com o conselho de administração da BME, o que pode ou não levar a uma oferta”, esclareceu a gestora de bolsa de valores, em comunicado.

Caso a operação de aquisição – noticiada, em primeira mão, pela agência “Bloomberg” – avance, sobe para oito o número de países cujas bolsas são geridas pela Euronext: Portugal, Irlanda, Bélgica, França, Holanda, Reino Unido, Noruega e, possivelmente, Espanha.

No entanto, a Euronext não está sozinha na luta pela Bolsa de Madrid. A praça suíça (SIX Group) chegou-se à frente e anunciou também hoje que se ofereceu para comprar a BME e “criar o terceiro maior grupo de infraestrutura de mercado financeiro europeu”.

O grupo SIX (Swiss Infrastructure and Exchange) refere ainda que o acordo está avaliado em 2,84 mil milhões de euros, que a sua oferta de 34 euros por ação reflete um prémio de 33,9% sobre o último preço de fecho e que espera que a transação seja concluída no primeiro semestre de 2020.

“Uma combinação com a BME trará benefícios diretos e imediatos para os stakeholders de ambas as instituições, num momento em que a consolidação da infraestrutura dos mercados financeiros globais está a acelerar. Isto está alinhado com a estratégia de crescimento da SIX e com o nosso compromisso de servir os clientes com serviços de infraestrutura altamente confiáveis e um acesso contínuo ao mercado de capitais”, explicou Romeo Lacher, presidente do conselho de administração do SIX.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.